Odebrecht Ambiental e Central Hidrelétrica garante reserva de água bruta para abastecimento de Limeira

Água do lago usado para geração de energia garantirá a normalidade do abastecimento pelo menos até final de outubro

 
A Odebrecht Ambiental, empresa associada ao Consórcio PCJ, firmou parceria inédita com a companhia energética Salto do Lobo, uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) do Grupo Engep, localizada na bacia do Ribeirão Pinhal, para destinar ao abastecimento do município toda a água de um lago que vinha sendo usada para a geração de energia.  Com essa reserva Limeira tem o abastecimento garantido pelo menos até o fim de outubro, quando as chuvas deverão voltar a ocorrer.
 
O estudo de viabilidade dessa parceria começou há três meses, período em que várias melhorias foram feitas pela Odebrecht Ambiental para aumentar o volume de água do lago, diminuindo gradativamente a produção de energia. Atualmente apenas a água excedente, que transborda a barragem, está sendo captada. A água do lago continua reservada para uso emergencial e outra grande vantagem é sua excelente qualidade, proveniente da bacia do Ribeirão Pinhal.
 
O diretor da Odebrecht Ambiental, Tadeu Ramos, explica que com essa ação o município ganha uma reserva estratégica de água bruta e a contribuição da população no uso consciente da água será ainda mais importante para a manutenção do abastecimento, sem racionamento.
 
“Com essa reserva de água bruta, a cidade tem o abastecimento garantido pelo menos até o período em que tradicionalmente as chuvas já retornaram e caso isso não ocorra, sendo necessário captar a reserva do lago, o uso consciente da população será fundamental para manter o abastecimento da cidade por mais tempo, período em que a campanha “Juntos pela água”, lançada pela concessionária, terá papel importante na mobilização da população para o uso inteligente da água”, explica o diretor.
 

Volta das chuvas e racionamento

 
Tadeu Ramos ressalta, porém, que a parceria com a PCH não exclui totalmente a possibilidade de um racionamento futuro em Limeira, que depende exclusivamente do retorno das chuvas. Diante disso, a Odebrecht Ambiental já desenvolveu um plano para um eventual cenário de racionamento e garante que se ele for aplicado, a concessionária planeja informar a população com 15 dias de antecedência.
 
“Não podemos, simplesmente, depositar todas as nossas fichas nas chuvas, pois estamos falando de uma força, a natureza, que ninguém controla. Cabe à Odebrecht Ambiental ser totalmente transparente com a população e fazer com que este pouco provável, mas não impossível racionamento seja informado com o máximo de antecedência possível para não pegar a população de surpresa”.
 
Para afastar a possibilidade de racionamento em Limeira, a concessionária Odebrecht Ambiental vem atuando de forma preventiva desde o início do ano, quando a estiagem fora de época começou a chamar atenção. Entre as medidas estratégicas adotadas desde fevereiro está o monitoramento em tempo real de dados de vazão, chuva e todas as variáveis que podem influenciar na captação da água, emitindo boletins internos e informando a imprensa e população. Foram realizadas melhorias operacionais e intensificadas ações de conserto de vazamento e combate a ligações irregulares de água. A concessionária também solicitou um estudo hidrológico sobre as bacias que abastecem Limeira para um prognóstico das vazões dos mananciais, atualizou o plano de contingência e pesquisou novas fontes alternativas para o abastecimento de Limeira.
 

Juntos pela Água

 
Independentemente de ter ou não água, a concessionária acredita que é necessário alertar a população para o uso consciente e inteligente desse recurso, ainda mais escasso esse ano, por isso lançou no início do mês uma campanha de uso consciente da água. O movimento “Juntos pela água” visa mobilizar as pessoas a repensarem os hábitos de consumo. A população pode participar compartilhando ideias e dicas de como reaproveitar a água ou diminuir o desperdício nas tarefas do dia a dia. Os depoimentos são postados no site www.juntospelaagua.com.br e compartilhados em redes sociais, servindo de inspiração e informação para que outras pessoas adotem novas posturas de consumo consciente e inteligente.
 
A população de Limeira já começou a reagir a esse estímulo. No mês de agosto o consumo de água caiu 8% em comparação com o mesmo mês dos anos anteriores, resultado alcançado mesmo sem racionamento em Limeira.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo