Obras nas redes de água melhoram qualidade do abastecimento de Santa Gertrudes

 

13/05/2011

Melhorar a qualidade da água que abastece o município de Santa Gertrudes tem sido o principal objetivo da concessionária Foz do Brasil e associada ao Consórcio PCJ. Para isso, várias obras são realizadas regularmente e uma delas está contribuindo diretamente para esse resultado, as interligações das redes de água.

Apenas no mês de abril, 12 intervenções de interligação de redes, instalação de descarga e de registro de setor foram feitas nos bairros São Joaquim, Bom Sucesso, Iporanga, Indaiá e Centro.

Essa ação resulta na melhoria direta da qualidade da água que circula nas redes de distribuição da cidade, como explica o coordenador da Foz do Brasil no município, Rogério Lima. “Um dos maiores problemas no sistema de abastecimento de água de Santa Gertrudes é justamente a falta de interligação das redes de água, ou seja, ligar a ponta da rede de uma rua à outra. Há locais em que a tubulação termina no final da rua, com isso há acúmulo de partículas sólidas no fim da tubulação. O ideal é que a rede tenha continuidade, pois assim a água circula”, explica Rogério.

Após reforma e troca de equipamentos da Estação de Tratamento de Água (ETA), Rogério ressalta que a qualidade da água que sai da estação já atende aos padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde. Segundo o coordenador, o momento agora é para se dedicar às obras de reparos das redes de distribuição. “Para que a água chegue até a torneira do cliente com a mesma qualidade com que saiu da estação de tratamento é preciso que as redes estejam apropriadas e limpas. Para isso, primeiramente estamos trabalhando na reformulação e recuperação dessas redes, para depois realizarmos constantemente as ações preventivas”.

Limpeza na caixa d’água

Outro fator fundamental para que a água mantenha a qualidade que recebe no tratamento é a forma com que ela é armazenada nos imóveis. Se a caixa d´água estiver suja, certamente a água sairá escura na torneira. Durante várias visitas feitas em residências de Santa Gertrudes, os técnicos da Foz do Brasil identificaram acúmulo de sujeira e terra nas caixas d´água e isso acontece em razão das incrustações que tinham nas redes. “É provável que muitas residências ainda apresentem esse acúmulo de sujeira nos reservatórios. Para solucionar o problema é preciso limpar as caixas d´água”, orienta Rogério.

A orientação é que a caixa de água seja limpa a cada seis meses. A limpeza é simples e pode ser feita pelo próprio morador, geralmente com água sanitária, panos limpos, escova de nylon nova e luva para proteger as mãos. Não deve ser usado detergente nem outros produtos de limpeza e a água utilizada para limpar não pode ser aproveitada para consumo, apenas para lavar o quintal ou o chão da casa.

  Asssessoria de Comunicação – Foz do Brasil  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo