O que vem aí em 2024: Fique por dentro das atividades do Consórcio PCJ que vão movimentar o mundo da água esse ano

Entidade vai organizar encontros técnicos, capacitações, premiações, networking sobre água e saneamento com empresas internacionais, lançar podcasts, além de celebrar 35 anos de fundação

O ano de 2024 está apenas começando e será um dos mais agitados. Importantes eventos internacionais, encontros técnicos, capacitações e apoio técnico e institucional aos municípios e empresas membros do Consórcio PCJ vão nortear as atividades que a entidade irá promover nesse ano em que ela completará 35 anos de fundação. Confira a seguir o que vai rolar nos próximos meses e participe.

Janeiro
O mês de janeiro já reserva novidades. No dia 31 será lançado oficialmente mais um projeto pelo AguaCast – o pod e videocast do Consórcio PCJ – que irá iniciar as celebrações dos 35 anos da entidade, com entrevistas com importantes nomes da gestão de recursos hídricos e com representantes de municípios e empresas associados, relatando projetos e ações que estão transformando a gestão da água nas Bacias PCJ. Os episódios serão semanais e a exibição acontecerá pelo Spotify e pelo YouTube. Mais detalhes sobre o primeiro entrevistado e o lançamento da nova temporada do AguaCast serão apresentados nos próximos dias. Fique atento!

Fevereiro
Em fevereiro, importantes reuniões do Calendário do Consórcio PCJ irão acontecer, como a de Diretoria e do Conselho Fiscal, composto pelos representantes das Câmaras Municipais das cidades que compõe o Consórcio, além da Plenária que deve acontecer entre o final de fevereiro e início de março. Em breve datas e horários vão ficar disponíveis no site www.agua.org.br, em Agenda.

Março
Março é o mês de comemoração do Dia Mundial da Água, que neste ano terá como tema “Valorizando a Água para a Paz”, e, também, contará com uma agenda cheia, com a Abertura do Projeto Gota d’Água 2024 que vai celebrar 30 anos da iniciativa, além da realização de Encontro técnico sobre Projetos de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

Abril
No mês de abril, está em processo de produção e organização de um Encontro Técnicos sobre novas tecnologias para a área de Água e Saneamento, em parceria com o Consulado Norte-americano, com empresas daquele país.

Ainda nesse mesmo mês, os preparativos para participação do 10º Fórum Mundial da Água serão intensificados com a realização em ambiente digital do Pré-Fórum Mundial da Água, com a participação de importantes nomes do gerenciamento de recursos hídricos das Bacias PCJ e do Brasil. Tudo isso para que os participantes da delegação brasileira cheguem a Bali, na Indonésia, onde se dará a nova edição do Fórum, fazendo bonito para a promoção do sistema brasileiro de gestão e networking com empresas e países do mundo todo. O 10º Fórum Mundial da Água, acontece de 18 a 24 de maio.

Maio
Está previsto para ser lançado no mês de maio o edital do novo PRODES – Programa Despoluição de Bacias Hidrográficas. O Consórcio PCJ está atendo ao calendário e, também, irá auxiliar os municípios associados que desejarem inscreverem projetos de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) no programa. A equipe técnica da entidade já está disponível para atender com consultoria nos projetos pelo e-mail assessoria.se@agua.org.br.

Junho
O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, irá reiterar na edição 2024 a necessidade premente de cooperação mundial e esforços concertados em implementar políticas e ações corretas para proteger e restaurar a natureza e garantir um futuro sustentável. Nesse mesmo mês, o Consórcio PCJ irá realizar o evento digital “Pós-Fórum: O legado de Bali”, para debater os resultados do 10º Fórum Mundial da Água. Ainda nesse mês, também acontecerá Encontro Técnico de Revitalização de Bacias Hidrográficas, para debater sobre o andamento dos projetos de Revitalização do Ribeirão Quilombo e do Rio Jaguari.

Outra importante atividade do primeiro semestre a ser realizada pelo Consórcio PCJ envolve o acompanhamento e contribuição, quando necessário, às ações do Governo do Estado de São Paulo quanto a retomada das obras das barragens de Duas Pontes, no Rio Camanducaia, em Amparo, e de Jaguari, no Rio Jaguari, em Pedreira, que são fundamentais para a sustentabilidade hídrica das Bacias PCJ.

Julho
No mês de julho, a Casa + Sustentável, localizada na sede do Consórcio PCJ, em Americana (SP), e construída em parceria com a CPFL Energia e a ANEEL, irá realizar o evento “Um dia na Casa + Sustentável”, com convidados e atrações para debater sobre sustentabilidade e sensibilização ambiental.

Setembro e outubro
Em setembro, mês do Dia da Árvore, está prevista capacitação técnica sobre sequestro de carbono e a realização de evento preparatório para a participação brasileira na Assembleia Geral da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB). A Assembleia, propriamente dita, acontece de 07 a 10 de outubro, em Bordeaux, na França.

Novembro
O Seminário de encerramento do Projeto Gota d’Água 2024 e entrega dos certificados de Destaques do Ano e do Prêmio Sua Gota faz a Diferença acontece em novembro, no mesmo mês em que será realizada a comemoração pelos 35 anos do Consórcio PCJ.

Apoio aos Associados será constante e projetos intensificados
Além dessas atividades, o Consórcio PCJ segue permanentemente de plantão técnico para os municípios e empresas associados que necessitem de consultoria sobre diversos temas relacionados a gestão da água e ambiental.

A doação de mudas para projetos dos associados e insumos aos viveiros parceiros ao Programa de Proteção aos Mananciais seguirá com seu calendário de distribuição normalmente. O Programa de Apoio aos Associados seguirá com o atendimento às demandas.

A Escola da Água e Saneamento seguirá com a realização dos cursos presenciais de “Operadores de ETA e de ETE”, além de novos cursos online. Em fevereiro será lançado “ESG e Água”, em formato digital, que poderá ser acessado pela plataforma online no endereço escola.agua.org.br (sem www). Parcerias estão sendo firmadas para a ampliação do número e temas dos cursos, em formatos presencial e não-presencial ou híbrido.

O Projeto Olhos da Serra, uma ação do Consórcio PCJ com o patrocínio da Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA Brasil, e com o apoio de diversos parceiros, tem beneficiado 450 mil pessoas ao entorno da Serra do Japi, envolvendo as cidades de Cabreúva, Indaiatuba, Itupeva e Jundiaí, e terá sua segunda etapa concluída em 2024. Foram desenvolvidas ações em seis eixos temáticos: governança; monitoramento do fluxo de pessoas e gestão dos incêndios florestais; saneamento rural; reflorestamento de matas ciliares; educação ambiental; e comunicação. Os resultados serão apresentados no primeiro semestre desse ano.

Para ficar por dentro de todas essas atividades e iniciativas, acesse o site do Consórcio PCJ (www.agua.org.br) e as mídias sociais da entidade, com perfis no Facebook, X, Instagram, WhatsApp, YouTube, Spotify e LinkedIn.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo