O país anfitrião do 11º Fórum Mundial da Água, Arábia Saudita, prepara-se para apresentar a tecnologia de dessalinização da água do mar

Localizada no coração do Oriente Médio, a Arábia Saudita é o décimo segundo maior país do mundo. Com um produto interno bruto (PIB) de USD 2,246 trilhões e uma renda per capita de USD 68.000, a Arábia Saudita está atualmente classificada em 17º lugar no mundo em termos de poder econômico.

No entanto, a Arábia Saudita também enfrenta muitos desafios no setor de água.

“Vivemos em uma região muito densa e seca”, disse Abdulaziz Al Shaibani, vice-ministro da água do Ministério do Meio Ambiente, Água e Agricultura da Arábia Saudita, em uma sessão especial do 10º Fórum Mundial da Água intitulada “O 11º Fórum Mundial da Água: Agir agora para um futuro melhor”, no Centro de Convenção Nusa Dua de Bali (BNDCC), na sexta-feira (24/05/2024).

Para superar esse problema, Abdulaziz explicou que a Arábia Saudita tem feito vários esforços para facilitar o acesso à água, incluindo a Estratégia Nacional da Água, que foi lançada em 2016. Essa estratégia inclui diversas iniciativas e medidas que a Arábia Saudita tem adotado para garantir que as pessoas tenham acesso a água suficiente.

Como parte da Estratégia Nacional da Água, a Arábia Saudita alcançou resultados reais por meio do uso da tecnologia de dessalinização, um processo que converte água do mar em água doce. “Atualmente, a Arábia Saudita é a maior produtora de água dessalinizada do mundo”, enfatizou ele.

A Arábia Saudita também está buscando vários outros programas para desenvolver recursos hídricos, como a captação de água da chuva e a reciclagem de águas residuais.

Abdullah Al Zuwaid, da Autoridade de Água Saudita (SWA), explicou que a capacidade total de água dessalinizada da Arábia Saudita atingirá 13,3 milhões de metros cúbicos por dia até o final de 2024. Essa capacidade será gerada por pelo menos 43 plantas de dessalinização na Arábia Saudita, utilizando a mais recente tecnologia eco-friendly e energia renovável.

“A tecnologia que estamos usando é uma das que consome menos energia no mundo, apenas 2,27 kwh/m³ para uma pequena planta de dessalinização”, disse ele.

Durante a reunião, ambos enfatizaram a disposição da Arábia Saudita em co-anfitriar o 11º Fórum Mundial da Água. Eles estão dispostos a compartilhar suas experiências e convidarão os participantes a ver de perto como a tecnologia de dessalinização funciona como uma solução para o problema de acesso à água potável no mundo.

Fonte: World Water Forum

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo