O 10º Fórum Mundial da Água destaca a liderança da Indonésia na gestão sustentável dos recursos hídricos

O 10º Fórum Mundial da Água está a menos de um mês de distância. Como país anfitrião, a Indonésia desempenha um papel crucial ao fornecer uma plataforma global para os interessados discutirem diversas questões relacionadas à gestão da água.

O Presidente do Secretariado do Comitê Organizador Nacional do 10º Fórum Mundial da Água e Secretário-Geral do Ministério das Obras Públicas e Habitação (MPWH), Mohammad Zainal Fatah, afirmou que o 10º Fórum Mundial da Água é uma oportunidade para compartilhar experiências, inovações e soluções na gestão e preservação dos recursos hídricos.

“Espera-se que o 10º Fórum Mundial da Água seja um momento crucial para a Indonésia mostrar sua liderança e compromisso com os esforços globais para enfrentar os desafios da gestão da água”, disse Zainal Fatah ao representar o Ministro das Obras Públicas e Habitação, Basuki Hadimuljono, durante o programa “Indonesia Bicara – Caminho para o 10º Fórum Mundial da Água 2024”, na quinta-feira (25/4).

A importância dos aspectos políticos

O 10º Fórum Mundial da Água consiste em três processos principais, o Processo Político, o Processo Regional e o Processo Temático, envolvendo todas as partes interessadas relevantes. O Processo Temático é composto por seis subtemas a serem discutidos coletivamente para encontrar metas globais comuns.

Esses seis subtemas incluem Segurança Hídrica e Prosperidade, Água para Humanos e Natureza, Redução e Gestão de Riscos de Desastres, Governança, Cooperação e Hidrodiplomacia, Finanças Sustentáveis para a Água e Conhecimento e Inovação.

Enquanto isso, o Processo Regional abrange a Ásia-Pacífico, América, África e o Mediterrâneo. Zainal Fatah revelou que cada país possui suas próprias questões e focos de gestão da água. Portanto, uma abordagem regional abrangente é necessária.

O Processo Político consiste em cinco níveis, são eles: Chefes de Estado, Parlamentares, Ministros, Autoridades Locais e Autoridades de Bacias. A Indonésia facilita o processo político no 10º Fórum Mundial da Água para discutir políticas de gestão da água desde o nível de implementação até o nível de Chefes de Estado.

Criando compromisso global

Espera-se que o 10º Fórum Mundial da Água promova um compromisso global mais forte para enfrentar os desafios da gestão dos recursos hídricos. Este fórum também é concebido para incentivar ações mais eficazes e sustentáveis, fortalecendo a cooperação internacional.

“Através deste fórum, a Indonésia tem como objetivo promover quatro resultados tangíveis que se tornarão legados, o estabelecimento do Centro de Excelência em Resiliência Hídrica e Climática (COE), e a integração da Gestão Integrada dos Recursos Hídricos (GIRH) em Pequenas Ilhas”, disse o Secretário-Geral Zainal Fatah.

Além disso, a Indonésia propõe a criação do Dia Mundial dos Lagos durante o 10º Fórum Mundial da Água. Quanto aos seguimentos concretos deste fórum, eles serão incluídos no Compêndio de Declaração Ministerial de Resultados Concretos e Ações na forma de uma lista de atividades.

Fonte: World Water Forum

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo