Novos representantes da Plenária de Entidades do Consórcio PCJ tomam posse

Durante a 1ª Reunião da Plenária de Entidades do Consórcio PCJ de 2016, realizada na última terça-feira (12/04), três instituições foram empossadas, tornando-se  membros oficiais da Plenária, até o final do presente biênio administrativo  (abril de 2017),  sendo elas: Centro Paulo Souza – ETEC Polivalente de Americana/SP; Instituto Educacional Piracicabano – Igreja Metodista (Unimep) de Piracicaba/SP; e Fundação de Apoio a Pesquisa Agrícola (Fundag) – de Campinas/SP. Além dos representantes das instituições, estiveram presentes à reunião integrantes da Secretaria Executiva do Consórcio PCJ.
Durante a reunião, ficou estabelecido que a coordenação das atividades a serem desenvolvidas pela Plenária de Entidades será conjunta, e contará com a colaboração de um representante de cada instituição nomeada.

O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, alertou os novos membros sobre alguns assuntos a serem deliberados e discutidos na Plenária de Entidades, entre eles: Renovação da Outorga do Sistema Cantareira, que ocorrerá em maio de 2017; atual revisão das Políticas Estadual e Nacional de Recursos Hídricos, que caso não sejam acompanhadas de perto poderão trazer prejuízos ao Sistema de Gerenciamento dos Recursos Hídricos; e debates sobre a necessidade de projetos e investimentos que minimizem os efeitos causados por Eventos Extremos.

De acordo com o Secretário Executivo, “as instituições deverão seguir a mesma linha do Consórcio PCJ: planejamento, fomento e sensibilização, para que possam dar continuidade às boas ações voltadas ao gerenciamento dos recursos hídricos e do meio ambiente”.

Além de abordar a atual estrutura da entidade, a reunião contou com a apresentação de um breve histórico sobre a atuação da Plenária, desde sua criação, assim como de suas atribuições, conforme presente no estatuto do Consórcio PCJ.

Sobre a Plenária de Entidades

A Plenária de Entidades do Consórcio PCJ, historicamente, faz a articulação e a integração com a sociedade civil, o que permite sistematizar a participação e racionalizar a organização interna do grupo, assim como a apresentação de demandas e o fluxo de informações entre os participantes, garantindo o bom uso do espaço colegiado. Atualmente foi  facultada a participação a Plenária para  representantes  credenciados de Entidades Civis (Associações de classe, universidades, sindicatos, entidades ambientalistas e outras ONG’s), legalmente constituídas e sediadas nos municípios das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ),  inscritos no prazo estabelecido pelo edital de 2016.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo