Novos prefeitos e gestores municipais participam de capacitação sobre recursos hídricos

 Novos prefeitos e representantes da administração pública municipal estiveram presentes na sede do Consórcio PCJ,  em Americana (SP),  para a capacitação “É preciso conhecer – As Oportunidades e Realidades das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí”, na última sexta-feira, dia primeiro de fevereiro. No total, estiveram presentes cerca de 100 pessoas entre prefeitos, gestores e lideranças nos municípios, empresas consorciadas, representantes do poder legislativo, além dos serviços de saneamento. 

O evento foi aberto pelo secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, pela subsecretária executiva, Jussara Cordeiro Santos, e pelo responsável pelas relações institucionais da empresa consorciada, Foz do Brasil, Enio Campana, que na ocasião representou o presidente do Conselho de Transição do Consórcio PCJ e diretor da Foz do Brasil, Sandro Stroiek. “Os participantes terão a oportunidade de conhecer o Consórcio e sua importância bem como suas conquistas nesses 23 anos”, disse Campana.

Lahóz iniciou explicando sobre o funcionamento da entidade e o processo eleitoral para escolha do novo presidente. Atualmente, o Consórcio PCJ é presidido por um Conselho de Transição formado pelas empresas consorciadas, cuja presidência está sendo exercida pela Foz do Brasil, com duas vice-presidências: da Sanasa/Campinas e da Petrobras/Replan. Em março durante a reunião do conselho de consorciados, um novo presidente será escolhido entre os 43 prefeitos dos municípios que formam o Consórcio PCJ.
O secretário executivo ainda atentou para os programas do Consórcio e as formas de assessoria da entidade a seus consorciados. “Se temos um problema, vamos nos unir e encontrar soluções”, atentou Lahóz. Ele ainda expôs que o Consórcio PCJ vai estimular que os municípios criem banco de projetos, grupos de captação de recursos e prestação de contas. 
 
A subsecretária executiva se mostrou motivada com o interesse demonstrado pelos novos gestores com a área de recursos hídricos. “Estou muito feliz em ver o interesse de todos em gestão de recursos hídricos e as diferentes entidades que compõem o sistema. Esperamos que saiam daqui com mais dúvidas para buscarem mais informações ainda sobre a área. E nós estaremos aqui à disposição de todos”, comentou ela.
 
Participante das primeiras Semanas da água – projeto de capacitação de uso racional e gestão de recursos hídricos, promovido pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ –, a prefeita do município de Piracaia (SP), Terezinha das Graças da Silveira Peçanha, demonstrou sua gratificação em voltar a trabalhar com o Consórcio PCJ, ela que está de volta a frente do executivo municipal após uma ausência de quatro anos. “Fico feliz depois de tanto tempo em ver o Consórcio tão bem e, com certeza serão anos de parceria e de sucesso”, afirmou Terezinha.
 
O prefeito de Louveira (SP), Junior Finamore, demonstrou interesse em intensificar ações em parceria com o Consórcio PCJ. “Gostaria que Louveira pudesse dar sua contribuição para o Consórcio como também para a nossa região, no que tange os recursos hídricos e o seu consumo de maneira consciente, além de preservá-los e trabalhar para o bem e a qualidade de vida nas Bacias PCJ”, disse Finamore.
 
Já o prefeito de Piracicaba (SP), Gabriel Ferrato dos Santos, destacou em sua apresentação a implantação do Aglomerado Urbano – composto por 22 cidades da região – e o desafio de ampliação dos índices ambientais e de saneamento para os municípios que o formam. Ele também pontuou sobre a importância da educação ambiental. “Fui secretário de Educação no mandato do prefeito anterior e trabalhei muito com crianças nessa questão, buscando criar com as novas gerações uma cultura voltada ao respeito pelo meio ambiente”.
 
O gerente técnico, Alexandre Vilella, ao lado dos demais coordenadores técnicos fizeram apresentações sobre cada um dos 14 programas do Consórcio PCJ, tirando dúvidas e prestando esclarecimentos sobre a forma de assessoria da entidade.
 
O encontro foi muito proveitoso no sentido de promover a integração e esclarecer os novos gestores sobre o sistema de gerenciamento de recursos hídricos, sobre as bacias PCJ e o funcionamento do Consórcio PCJ. Também houve explanações sobre cursos de captação de recursos, bem como linhas e fontes de financiamentos.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo