Novos diretores da ANA são aprovados pelo Senado

A Agência Nacional de Águas (ANA) terá uma nova diretora presidente a partir de janeiro de 2018. Christianne Dias Ferreira teve seu nome aprovado na noite da última quarta-feira, dia 13, pelo plenário do Senado Federal. Junto dela, também foram aprovados os nomes de Marcelo Cruz e Oscar de Moraes Cordeiro Netto para as demais diretorias da ANA. Os novos diretores poderão tomar posse no próximo mês, depois que os atuais diretores Gisela Forattini, João Gilberto Lotufo Conejo e Vicente Andreu concluírem seus mandatos.
Os três nomes foram indicados pelo presidente da República, Michel Temer, tendo sido sabatinados previamente pela Comissão de Meio Ambiente do Senado no dia 12 de dezembro.

A Diretoria Colegiada da ANA é composta por cinco membros: um diretor-presidente e quatro diretores, todos nomeados pelo Presidente da República e sabatinados pelo Senado Federal, com mandatos não simultâneos de quatro anos.

Os três novos diretores se somarão aos de Ney Maranhão, nomeado em 16 de julho de 2015, e com mandato até 29 de julho de 2019, e Ricardo Medeiros de Andrade, nomeado em 6 de julho de 2017, e com mandato até 11 de julho de 2021.

Saiba mais sobre os indicados à diretoria da ANA

Oscar de Moraes Cordeiro Netto

Oscar foi diretor da ANA entre 2004 e 2008 e atualmente é um dos membros da Comissão Julgadora do Prêmio ANA 2017. Entre 2002 e 2003, ele exerceu o cargo de presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) e atuou como membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) onde presidiu a Câmara Técnica do Plano Nacional de Recursos Hídricos (CTPNRH) de 2002 a 2004. Oscar já integrou o Comitê Técnico da Parceria Global pela Água (GWP na sigla em inglês).

Natural do Rio de Janeiro, Oscar Cordeiro é professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB) desde 1996, onde também graduou-se como engenheiro civil em 1978. É mestre em Técnicas e Gestão do Meio Ambiente pela Escola Nacional de Pontes e Estradas (ENPC, na sigla em francês), da França, em 1989, e doutor em Ciências Técnicas Ambientais pela ENPC (1995).

Christianne Dias Ferreira

Christianne atua como subchefe adjunta coordenadora de Infraestrutura da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República desde maio de 2016. Integra o Conselho Fiscal do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desde setembro de 2016. Entre 2007 e 2016 atuou como assessora jurídica da Procuradoria Parlamentar da Câmara dos Deputados.

Ela é professora de Direito Privado e professora assistente do Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) deste 2010. Mineira de Belo Horizonte, graduou-se em Direito em 2002 pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Também possui especialização em Processo Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestrado em Direito e Políticas Públicas pelo UniCEUB, onde atualmente cursa doutorado em Direito e Políticas Públicas.

Marcelo Cruz

Desde maio de 2016, Marcelo Cruz é secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Ele integra o quadro do Banco do Brasil e já exerceu os seguintes cargos: subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério de Minas e Energia; coordenador-geral de Planejamento de Serviços Postais do Ministério das Comunicações; subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, diretor de Recursos Logísticos da Casa Civil da Presidência da República, entre outras funções.

Também natural do Rio de Janeiro, Marcelo Cruz é graduado em Economia pelas Faculdades Integradas da Católica de Brasília, atualmente Universidade Católica de Brasília (UCB). Possui MBA na área de Solução em Governo Eletrônico com utilização da WEB pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais (UMA-MG) e NestBoston.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo