Novas contribuições do Consórcio PCJ sobre a minuta de resolução de restrição de outorgas será encaminhada à ANA

A Agência Nacional de Águas (ANA) realizou no dia 18 de novembro, em parceria com o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) e os Comitês PCJ, reunião de esclarecimento acerca da Minuta de Resolução ANA/DAEE que trata sobre a redução das captações de água. Diante da falta de consenso e de novas sugestões a Agência optou por receber novas contribuições e realizar mais uma reunião de esclarecimento no início de dezembro, em data a ser confirmada ainda. O Consórcio PCJ irá apresentar novas contribuições ao documento até o dia 28 de novembro, prazo estipulado pela ANA.

Durante o encontro, que aconteceu no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), o superintendente adjunto de regulação da ANA , Patrick Thomas, agradeceu pelo apoio e contribuições do Consórcio PCJ. Segundo ele, desde a reunião anterior, realizada no início de outubro no mesmo IAC, o Consórcio PCJ foi a entidade que mais encaminhou propostas e a maioria delas foram incorporadas à minuta que a ANA está produzindo.

As propostas do Consórcio PCJ também foram elogiadas pelo promotor público Ivan Carneiro, as quais, de acordo com ele, são extremamente coerentes.

No documento que o Consórcio PCJ irá encaminhar com novas propostas à ANA constam três sugestões. A primeira trata do princípio constitucional da isonomia no trato com a água; deste modo, caso a Resolução para restrição de captação de água nas Bacias PCJ seja realmente aprovada, a entidade entende que essa mesma medida deve ser aplicada nas mesmas proporções às vazões do Cantareira para a Grande São Paulo.

O Consórcio também irá propor à ANA que as regras desta Resolução Conjunta sejam revistas e sua efetividade seja avaliada, durante a renovação da outorga do Sistema Cantareira prevista para outubro de 2015.

Como sugestão final, a entidade solicita que os órgãos gestores decretem “Estado de Criticidade” do Sistema Cantareira incentivando a população a tomar iniciativas para a redução do consumo de água, contribuindo assim com os serviços de abastecimento público que serão obrigados a restringirem as captações de água nas Bacias PCJ.

O documento com essas novas contribuições será encaminhado ainda essa semana para avaliação dos associados ao Consórcio PCJ, para que possa ser enviado dentro do prazo estipulado  à ANA e ao DAEE.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

11 de novembro de 2025

Categoria é voltada às instituições de Educação Básica localizadas em municípios associados ao Consórcio PCJ Os projetos “Refloresta”, da E.E. Comendador Emílio Romi (Santa Bárbara d’Oeste), Vozes…

11 de novembro de 2025

Evento que teve início nesta segunda-feira, 10, reúne líderes globais para discutir soluções integradas de adaptação, resiliência e segurança hídrica. A Conferência das Nações Unidas…

10 de novembro de 2025

Consórcio PCJ esteve presente na celebração, que aconteceu no dia cinco de novembro para celebrar a história e os investimentos futuros O Consórcio PCJ participou…

Pular para o conteúdo