Nova Odessa sedia curso de sustentabilidade hídrica

Inscrições podem ser feitas até dia 14 de outubro

A Prefeitura de Nova Odessa, que é uma das 43 prefeituras associadas ao Consórcio PCJ, em parceria com o IAC (Instituto Agronômico de Campinas, a Câmara Municipal e a Coden, promove nos dias 16 e 17 de outubro, a oficina dirigida gratuita “Sustentabilidade Hídrica do Município – Produção de Água como Solução para a Escassez – Conceitos e Ações Sistemáticas Necessárias”.

A oficina será conduzida por um especialista em sustentabilidade hídrica, Rinaldo de Oliveira Calheiros, pesquisador científico do IAC (Instituto Agronômico de Campinas). As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de outubro pelo site da Prefeitura de Nova Odessa, preenchendo os formulários no link Sustentabilidade Hídrica.

De acordo com Rinaldo, três conceitos compõem o Plano Municipal de Sustentabilidade Hídrica: autossuficiência (produzir a água que o município precisa); segurança da água (proteger o manancial) e esses dois juntos formam o conceito e a condição de autossustentabilidade (estamos compondo uma condição de sustentável p/ as próximas gerações).

“Muitos municípios são hoje autossuficientes em água, mas não têm autossustentabilidade. Ou seja, atendem a demanda hoje, porém, um acidente com produto químico, por exemplo, pode facilmente contaminar seus mananciais ou as nascentes estão morrendo pela degradação físico-hídrica que apresentam”, explicou.

Entre os objetivos principais do curso está alicerçar conceitualmente e tecnicamente um programa para aumentar e regularizar a produção da água das nascentes e demais corpos d’água do município e, em consequência, a disponibilidade de água, promovendo a qualidade da água e a busca da autossustentabilidade hídrica do município refletindo na qualidade de vida, no desenvolvimento econômico e o bem-estar social.

Nova Odessa está implantando um Plano Municipal de Autossuficiência hídrica, que teve origem com ações do presidente da Câmara, Vagner Barilon. Para isso, já foram sancionadas leis específicas, como as que criam o Fundo Municipal de Recursos Hídricos e o Fundo Municipal do Meio Ambiente.

Para o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, a preservação ambiental e a garantia de segurança hídrica fazem parte de um conjunto de ações adotadas desde o ano passado e intensificadas por conta da longa estiagem deste ano. “Ampliamos a área de preservação ambiental no entorno das represas e córregos; criamos fundos específicos para estes recursos; estamos desassoreando nossas represas, vamos construir mais um reservatório, trabalhamos a conscientização sobre a necessidade de uso racional da água e agora vamos trabalhar a área de captação de água do município para produzir mais água além de recuperar nossas nascentes e demais elementos hídricos. Para garantir o abastecimento é preciso adotar uma série de medidas e estamos fazendo isso”, afirmou Bill.

Barilon também destacou a importância da preocupação com o futuro. “Já trabalhamos em ações para garantir maior reserva em nosso lençol freático e vamos aumentar a segurança de nossas represas. É um trabalho conjunto e duradouro, que fico muito satisfeito em ter iniciado”, afirmou. 

O CURSO – O curso, que será ministrado no auditório do IZ (Instituto de Zootecnia), tem carga horária total de 16 horas. No dia 16, o curso teórico tem 100 vagas disponíveis. No dia 17 acontece o curso prático. Para esta data, estão sendo disponibilizadas dez vagas, já que 20 pessoas são indicadas pela Prefeitura e pela Coden.

O perfil dos participantes será de caráter amplo, contemplando profissionais ligados aos recursos hídricos de áreas rurais e urbanas, de nível técnico e superior, tanto de órgãos públicos e privados, incluindo-se os do terceiro setor, como profissionais de ONGs ambientalistas.

O nível técnico-científico das aulas será para profissionais de, no mínimo, nível médio. 

As inscrições já podem ser feitas pelo site www.novaodessa.sp.gov.br, no link Sustentabilidade Hídrica. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.

SERVIÇO

Sustentabilidade Hídrica do Município – Produção de Água como Solução para a Escassez – Conceitos e Ações Sistemáticas Necessárias

Data: 16 e 17 de outubro de 2014

Local: Instituto de Zootecnia de Nova Odessa

Endereço: Rua Heitor Penteado, 56 – Centro

Carga horária total: 16 horas 

Inscrições: site da Prefeitura de Nova Odessa (www.novaodessa.sp.gov.br) no link Sustentabilidade Hídrica

Vagas limitadas: 100 vagas para o curso teórico (16/10)

                             10 vagas para o curso prático (17/10)

 

Assessoria de Comunicação – Nova Odessa

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo