Nova Odessa realizará ações de conscientização sobre o Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março, próximo domingo. Em função da data e para ressaltar a importância deste precioso líquido a Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Diretoria de Meio Ambiente realizam algumas ações em conjunto.
Os trabalhos tem início nesta quinta-feira (19) com o recebimento na Coden, no período da manhã e tarde, de grupos de estudantes do 5º ano da rede municipal de ensino (dois representantes por sala de aula). Estes estudantes farão uma visita à represa Recanto II, em seguida conhecerão as instalações da ETA (Estação de Tratamento de Água) e receberão material impresso e digitalizado com informações sobre o recurso hídrico e de que forma o mesmo pode ser utilizado de forma racional, evitando assim o desperdício e sua falta.

A segunda atividade programada será realizada na sexta-feira, dia 20, em sala de aula, quando os alunos representantes transmitirão as informações aos demais estudantes. E no sábado acontecerá um Arrastão da Preservação, em dois acessos da represa Recanto II. Muitas pessoas depositam lixo, entulho e até animais mortos nas margens destas estradas, com a chuva e a enxurrada parte deste material termina indo para a área da represa, além da sujeira pode haver contaminação. Nesta atividade haverá participação dos estagiários do SOS – Serviço de Orientação Social, cerca de 80 jovens.

As pessoas interessadas podem participar do Arrastão da Preservação no próximo sábado, dia 21. O ponto de encontro será no final da Avenida Brasil, bairro Jardim Marajoara, em frente à empresa Pentax, às 7h30.

“São pequenas ações que em conjunto trazem um grande resultado. O trabalho com as crianças é de extrema importância, pois agem como multiplicadores de informações e esta atividade no entorno da represa também traz a conscientização da necessidade de cuidar e preservar o meio ambiente”, afirmou o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro.

Para a realização destas atividades os organizadores receberam apoio de várias frentes como da ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), que forneceu folder sobre o consumo sustentável; do Consórcio PCJ, que fez doações de brindes (regras e imãs) para serem distribuídos aos alunos; do IEMA (Instituto de Educação e Meio Ambiente de Nova Odessa), com o fornecimento de material educativo.

O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza enfatiza a importância da água e da contribuição em sua preservação por parte da população. “Desenvolvemos ações na administração pública para garantir o abastecimento da população. Desassoreamos as represas, estamos cuidando das nascentes e trocando a rede de água para reduzir perdas. Porém, o apoio da população é essencial. É preciso usar a água com responsabilidade”, afirmou.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo