Nova Odessa e Consimares realizam Mutirão de Coleta de Eletroeletrônicos

O Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) em parceria com o município de Nova Odessa (SP), realizará no próximo dia 26, das 8h às 16h, em frente à prefeitura, o Mutirão de Coleta de Eletroeletrônicos, com o intuito de orientar e estimular a população a destinar corretamente esses materiais. O evento tem como tema “Atualize, Descarte, Recicle”.
O prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, que é o presidente do Consimares e também do Consórcio PCJ, defende a necessidade de medidas regionais para auxiliar no descarte dos resíduos eletroeletrônicos. “Todos têm aparelhos que precisam ser descartados e queremos aproximar o poder público da população. Para recolher, separar e dar a destinação correta desses materiais, evitando danos ao meio ambiente”, disse.

O mutirão acontecerá até novembro também em outros municípios que fazem parte do Consimares: Monte Mor, Sumaré, Santa Bárbara d’Oeste, Capivari, Elias Fausto e Hortolândia.

A ação não terá custos aos municípios, pois, foi firmada uma parceria com a Brasil Reverso, empresa recicladora certificada no assunto, que ficará responsável pelo transporte e transbordo.

Serão recebidos diversos tipos de objetos eletroeletrônicos (menos lâmpadas): refrigeradores, fogões, lavadoras de roupas, condicionadores de ar, televisores de tubo/LCD/plasma, monitores, DVD/VHS, produtos de áudio, câmeras filmadoras, batedeiras, liquidificadores, forno elétrico, furadeiras, desktops, notebooks, impressoras e telefones celulares.

Problemas com lixo eletrônico

Muitas vezes por falta de informação, as pessoas descartam o lixo eletrônico em lugar indevido, causando danos à natureza. A presença de metais pesados interfere diretamente no meio ambiente, contaminando os lençóis freáticos.

Sendo assim, ações como essa são fundamentais para conscientizar e até informar as pessoas a respeito do destino final desses materiais.

Apoio Texto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Nova Odessa.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo