Nova Odessa e Coden inauguram ETE Quilombo com a presença do Presidente do Consórcio PCJ

 O município consorciado de Nova Odessa (SP) e a Companhia de Desenvolvimento do município (Coden) inauguraram no dia 14 de dezembro, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Quilombo, com a presença do prefeito Manoel Samartin e de diversas autoridades, entre elas o presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Hortolândia (SP), Angelo Perugini. Com investimento total de R$ 11,6 milhões, a ETE é considerada a maior obra pública da história do município, com capacidade para tratar o esgoto de 50.000 pessoas.

O Presidente do Consórcio PCJ parabenizou o prefeito pelo empenho na realização de obras para o tratamento de efluentes. “Obras como essa, normalmente os políticos evitam a fazer porque não dá voto, é esquecida. Coletou o esgoto, o cano fica debaixo do chão, ninguém mais vai lembrar isso”, disse Perugini lembrando o empenho do chefe do executivo de Nova Odessa em buscar recursos federais para a construção e conclusão da ETE.

Ele ainda comentou a participação sempre atuante de Samartin na articulação regional. “Participa do Consórcio PCJ, presente em todas as reuniões e mais que isso, o Manoel foi um dos líderes de fundação do nosso Consórcio de Resíduos Sólidos da nossa região, com nove municípios”, pontuou Perugini.

O prefeito de Nova Odessa, Manoel Samartin, atentou que a obra beneficiará a população de Nova Odessa e de toda a região. “Cada um tem que fazer a sua parte, e nós estamos fazendo a nossa. A ETE Quilombo é um grande empreendimento, a maior obra pública de Nova Odessa, e a população da cidade pode ficar despreocupada, pois o esgoto doméstico será 100% tratado aqui. Além do mais, as cidades que são próximas a Nova Odessa também vão ser muito beneficiadas. Todos poderão ficar de cabeça erguida, pois vamos jogar água limpa no Ribeirão Quilombo e não vamos prejudicar o Meio Ambiente”, afirmou ele.

“Estamos aqui por um objetivo final que é poder num final de semana  pegar uma vara de pescar e ir até um ribeirão e pescar um peixe, ver uma água limpa”,  destacou o diretor presidente da Coden, Ricardo Ongaro, lembrando do sonho de ver ribeirões como o Quilombo,  que cruza Nova Odessa, despoluído em áreas urbanas.

O diretor geral da Agência Reguladora Regional dos Serviços de Saneamento (ARES-PCJ), Dalto Favero Brochi, atentou para o ganho na qualidade de vida da população com o tratamento de esgoto. “No momento em que os esgotos deixaram de ser lançados nos córregos, a população ganhou qualidade de vida, portanto, a população de Nova Odessa é que está sendo a grande beneficiada”, disse.

Inicialmente e em fase de testes biológicos, a ETE Quilombo está operando com 10% de sua capacidade, correspondente ao esgoto da bacia do Córrego Recanto – cujo Coletor Tronco é o único que deságua diretamente na ETE.

A partir de meados de fevereiro, quando estiver finalizada a última etapa do Interceptor de Esgoto Quilombo, a ETE deve atingir sua capacidade máxima de 185 litros por segundo, ou 100% do esgoto doméstico produzido pela população urbana da cidade.

Com o término da passagem do Interceptor sob a Rodovia Arnaldo Julio Mauerberg, resta ser feita apenas a passagem não-destrutiva sob a linha férrea, próximo à ETE, cuja autorização acaba de ser expedida pela ALL e ANTT – obra já licitada e com recursos garantidos em caixa. Esta obra deve ser concluída até meados de fevereiro de 2013.

A partir do momento em que o Interceptor seja conectado à Estação Elevatória da ETE, deve levar até seis meses para que as colônias de bactérias atinjam sua maturidade plena e a Estação atinja sua eficiência máxima, de 96% de redução do material orgânico.

O Consórcio PCJ auxilia os municípios, por meio do Programa de Apoio aos Consorciados e do Programa de Saneamento e Racionalização na busca por fontes de captação de recursos no avanço de obras para o tratamento de esgoto. Em 23 anos de atuação da entidade, o tratamento de efluentes nas bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí saltou de 3% para 60%. 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo