Nova capacitação da Semana da Água 2013 terá montagem de maquetes ambientais

 O Consórcio PCJ promoverá na próxima quinta-feira, dia 20 de junho, a 3ª capacitação do Projeto Semana da Água 2013 “Sistema Cantareira – Compartilhando Desafios”, com a realização de uma oficina para a montagem de maquetes. O encontro contará com o apoio do Instituto Ambiente em Foco e irá acontecer no Centro de Referência em Gestão e Proteção dos Recursos Hídricos, sede da entidade, localizada em Americana (SP). Os participantes poderão aprender sobre a gestão de bacias hidrográficas através da montagem de diversas maquetes.

O objetivo do encontro é transmitir aos professores e educadores da região os conceitos básicos de cartografia e confecção de maquetes, de acordo com os conhecimentos já adquiridos por eles sobre o funcionamento e o gerenciamento de bacias hidrográficas, tendo em vista que a primeira capacitação foi uma palestra do Instituto Iandé sobre o tema “Bacias Hidrográficas” e a segunda foi a visita técnica ao Sistema Cantareira, nas barragens dos rios Jaguari e Jacareí, localizadas no município consorciado de Vargem (SP).

Maquetes e Educação Ambiental

Segundo o artigo da geógrafa da USP, Juliana Higa Bellini, as maquetes servem como metodologia para o trabalho em educação ambiental, construindo de forma didática e materializada, os conceitos do ambiente retratado e em que medida ele pode ser útil para os debates e críticas do educando. A produção de maquetes consiste na preparação de uma representação em escala de alguma estrutura ou recorte espacial, podendo ser física ou virtual. No caso das maquetes para uso em educação ambiental é interessante que, se possível, sejam elaboradas pelos próprios educandos, já que permite a construção do conhecimento desde sua elaboração. A utilização de um recorte espacial para realizar a maquete esta pautada na compreensão do espaço vivido na medida em que a educação ambiental se volta cada vez mais para a problematização e resolução de problemas locais associados a um posicionamento crítico em relação a este recorte e como se relaciona com o restante.

Semana da Água 2013 – Sistema Cantareira: Compartilhando Desafios

O Projeto Semana da Água é realizado pelo Consórcio PCJ, por meio do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, há 19 anos, sempre com um tema diferente a cada ano. Devido à importância do assunto para a sustentabilidade hídrica da região, a diretoria do Consórcio PCJ elegeu o Cantareira como o assunto das capacitações em 2013, com o slogan “Sistema Cantareira – Compartilhando Desafios”. O Sistema é responsável por abastecer cinco milhões de pessoas nas Bacias PCJ e outras nove milhões na Grande São Paulo, constituindo-se como central para o desenvolvimento das duas regiões. Um vídeo que conta toda a história do Sistema e seus impactos na vida da população foi produzido para as capacitações de educadores e alunos, além de estar disponível no youtube, assista-o abaixo:

 

youtube,

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo