É com profundo pesar que o Consórcio PCJ comunica o falecimento do seu ex-presidente e ex-prefeito de Itatiba (SP), José Roberto Fumach, aos 71 anos. O velório acontecerá a partir do meio-dia dessa segunda-feira, dia 09, no Parque da Juventude, em Itatiba, e o sepultamento acontecerá às 16h, no cemitério do Santíssimo Sacramento, na mesma cidade.
Nascido no Bairro do Pinhal, em Itatiba, no dia 10 de maio de 1954, Fumach é filho de Benedito Fumach e de D. Joana Regagnin Fumach. Casou-se com Irene Araújo de Camargo Pires (in memoriam), com quem teve os filhos José Roberto Fumach Júnior, Luciana e Bruno.
Fumach foi o presidente que mais tempo ficou à frente do Consórcio PCJ, de março de 2001 até dezembro de 2008, por quatro mandatos. No entanto, o ex-prefeito de Itatiba interrompeu seu mandato por 10 meses, entre maio de 2004 a março de 2005, pois se dedicou à candidatura municipal na época. Durante a gestão do presidente Reinaldo Nogueira (2013), então prefeito de Indaiatuba (SP), exerceu a função de assessor especial da presidência.
Enquanto presidente do Consórcio PCJ, Fumach participou de importantes debates da gestão de recursos hídricos e meio ambiente nas Bacias PCJ como, também, em âmbito nacional, se constituindo como uma grande liderança da água. Esse engajamento e hidro-diplomacia lhe rendeu destaque em interlocuções internacionais com o sistema de gerenciamento de recursos hídricos da França e Espanha, parcerias que se mantém até hoje com o Consórcio PCJ.
Em 2001, ele se engajou em sensibilizar as Bacias PCJ sobre a importância do exercício da cobrança pelo uso da água, através do Programa R$ 0,01, que criou as bases para a implantação da cobrança oficial, em 2006, quando o Consórcio PCJ exerceu as funções de Agência de Bacias para gerir os recursos. Essa iniciativa foi destaque internacional, com o reconhecimento pelo Prêmio SwissRe, pelo pioneirismo no exercício da cobrança de uso dos recursos hídricos.
Fumach ainda contribuiu na área administrativa do Consórcio PCJ, ao implantar um modelo gerencial de eficiência e transparência que é referência até hoje, atestado pelas sucessivas aprovações das contas da entidade pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Ele auxiliou na reestruturação administrativa e financeira, possibilitando avanços significativos aos programas de atuação da entidade.
Auxiliou o Consórcio PCJ nas renovações da outorga do Sistema Cantareira, em 2004 e 2017, gerando ganhos significativos de vazões para as Bacias PCJ e para a segurança hídrica da região. Ele também atuou para aprimoramentos e consolidação na gestão de recursos hídricos e meio ambiente, participando de debates de implantação de legislações e boas práticas, como na consolidação das políticas de consórcios públicos, em 2005, e de saneamento em 2007.
Fumach foi um dos presidentes mais atuantes da história do Consórcio PCJ, contribuindo para transformá-lo numa entidade imprescindível para o sistema de gerenciamento de recursos hídricos.
O Consórcio PCJ expressa as mais sinceras condolências à família e pêsames. Fumach deixa um legado de compromisso com as questões da água e segurança hídrica que serão exemplos por muitas décadas e gerações.