É com profundo pesar que o Consórcio PCJ recebe a notícia do falecimento do Eng. Paulo Renato Paim, na manhã de 5 de dezembro de 2024. Paim foi um dos fundadores do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Brasil. No Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) teve atuação marcante, desde 1998, dentro do segmento dos Comitês de Bacias Hidrográficas, no qual foi autor de bons projetos e boas práticas de gestão da água, atuando em prol da integração e nivelamento de informações, entre outras importantes iniciativas. Em 1999, presidiu o Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas.
Paim foi presidente da ABES/RS (1993-1997), destacando-se pela ampliação de temas como gestão de recursos hídricos e resíduos sólidos, além da criação de eventos como a Semana Interamericana da Água e o Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental.
Ele também foi Diretor Nacional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES) para a Região Sul e Coordenador Nacional da Câmara Temática de Recursos Hídricos. Seu legado inclui a elaboração da Lei gaúcha 10.350/94, que implantou a Política Estadual de Recursos Hídricos.
Paim foi um grande parceiro do Consórcio PCJ em iniciativas dentro do CNRH e nos programas que a entidade executa. Segundo o secretário executivo, Francisco Lahóz, “Paim foi um divisor de águas no sistema de gerenciamento de recursos hídricos, meio ambiente e saneamento do Brasil, sempre esteve presente na hora certa, com considerações e iniciativas acertadas, ou seja, ele valorizava as boas práticas e as multiplicava tudo pelo sistema. Viva Paulo Paim”, relembrou.
Lahóz, inclusive, participou no último ano de episódio do podcast “Água de Todos”, produzido por Paim e Monica Amorim, no qual fez um resumo da história da gestão de recursos hídricos no país e debateu sobre os desafios atuais e futuros. O podcast pode ser assistido pelo link: https://youtu.be/lT4XknTgX-c?feature=shared
O Consórcio PCJ lamenta profundamente essa perda e manifesta seus sentimentos e solidariedade à família.
Imagem extraída do canal no Youtube “Águas de Todos”