Nota de Falecimento – Mendes Thame

Com grande pesar o Consórcio PCJ comunica o falecimento de Antonio Carlos Mendes Thame, aos 75 anos, ocorrido na manhã desta quinta-feira (28/04). O ex-prefeito de Piracicaba foi o primeiro presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas Piracicaba, Capivari, Jundiaí (CBH-PCJ), atuando entre 1993 e 1996. No mesmo período, sua gestão como vice-presidente de Programas Especiais do Consórcio PCJ assinala contribuições extremamente importantes na implementação da Política de Recursos Hídricos no Estado de São Paulo.

Nascido em Piracicaba, Antonio Mendes Thame era engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e advogado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Até 2019, atuou como professor licenciado do Departamento de Economia da Esalq.

Mendes Thame foi um dos fundadores do Partido da Social Democracia (PSDB). Ao deixar o PSDB em 2016, ingressou no Partido Verde (PV). Entre 1987 e 2019, teve sete mandatos como deputado federal.

No mesmo período de sua gestão como prefeito de Piracicaba, entre 1993 e 1996, Mendes Thame assumiu a presidência do Comitê PCJ (CBH-PCJ), o primeiro instalado no Estado de São Paulo. O trabalho pioneiro suscitou importantes passos no aprimoramento da implementação e gestão estadual dos recursos hídricos.

Na área ambiental, Mendes Thame também atuou como secretário de Estado de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras de São Paulo, entre 1999 e 2000. Como deputado federal, representou o Congresso Nacional nas Conferências da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre Mudanças Climáticas em Nairobi (2006), Poznan (2008), Copenhague (2009), Cancun (2010), Durban (2011) e Doha (2012).

O velório ocorre a partir das 15h30 de hoje, na Câmara Municipal de Vereadores, no Salão Nobre Helly de Campos Melges, recepcionado pela guarda de honra da Guarda Civil Municipal. O sepultamento será às 10h de sexta-feira (29/04), no Cemitério da Saudade, em Piracicaba.

Neste momento de extrema consternação, toda a Diretoria e a equipe da Secretaria Executiva do Consórcio PCJ se solidarizam com a família de Antonio Mendes Thame, em especial com sua esposa, Nancy Thame, e sua filha, Sofia Ferruzzi Thame.

Como forma de reverenciar a memória deste grande cidadão brasileiro que muito fez pela política ambiental de nosso País, refletimos sobre o pensamento que o guiou e que sempre servirá de inspiração em todas as realizações do Consórcio PCJ:

“A vontade política não nasce por geração espontânea. Ela é construída e conquistada pela sociedade. No caso da recuperação dos recursos hídricos, ela depende de ações exatamente como aquelas que foram promovidas pelo Consórcio Intermunicipal. O Consórcio promoveu uma mudança conceitual na região após a sua criação. As prefeituras passaram a agir não apenas em função dos limites físicos do próprio município. A atuação é regional, por bacia. A consciência regional promovida pelo Consórcio criou condições para a elaboração da Lei dos Recursos Hídricos, que por sua vez levou à formação dos Comitês de Bacias. Os Comitês são hoje os “parlamentos da água” em suas respectivas regiões e visam decidir questões importantes como a cobrança pelo uso da água.”

 

Atenciosamente e com carinho,

Conselho Diretor e Secretaria Executiva do Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo