Nota de Falecimento

É com profundo pesar que o Consórcio PCJ comunica o falecimento do engenheiro civil e secretário executivo dos Comitês PCJ, Luiz Roberto Moretti, na tarde da última quinta-feira, dia 04 de fevereiro, devido a complicações da Covid-19. Moretti participou ativamente da estruturação do sistema de gerenciamento nas Bacias PCJ, durante o início dos anos de 1980 e a consequente implantação, em 1993, dos Comitês PCJ, e em 2006, da criação da Fundação Agência das Bacias PCJ. Ao lado do Consórcio PCJ, Moretti atuou em parcerias importantes como das negociações das renovações das Outorgas do Sistema Cantareira, em 2004 e 2017, que garantiram mais água para a região, nos processos de sensibilização da sociedade com os programas de educação ambiental e teve papel central na estruturação dos Comitês PCJ, um dos mais desenvolvidos e consolidados do Brasil. Ele também contribuiu significativamente na implantação da Cobrança pelo Uso da Água nas Bacias PCJ.

Moretti além de ser graduado em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), possuía mestrado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e doutorado em engenharia civil pela USP. Ele também era diretor da Bacia do Médio Tietê no Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE). Os anos de experiência na área de engenharia e de gestão de recursos hídricos lhe renderam o convite para atuar como professor universitário e de pós graduação na Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba. Nos Comitês PCJ, Moretti atuou como secretário executivo desde 1999, ficando ausente dessa função apenas por dois anos, entre 2015 e 2017.

O enterro acontece ainda hoje, às 17h, no cemitério Parque da Ressureição, em Piracicaba (SP). Não haverá velório devido às restrições por conta da pandemia de Covid-19. Moretti deixa a esposa, três filhos e um neto.

O Consórcio PCJ não tem palavras para exprimir a dor de cada um de seus funcionários pela perda do amigo, do guerreiro, do profissional, do maluco pela Água, Luiz Roberto Moretti. Qualquer palavra seria efêmera ou muito pequena para realmente mostrar o tamanho da perda que estamos sentindo. As Bacias PCJ devem muito ao trabalho dele e ficam a partir de agora órfãs de um de seus membros mais ilustres. Mas, seu legado nos inspira a continuar e seguir fazendo dessa região a mais desenvolvida e com o melhor sistema de gerenciamento de recursos hídricos do Brasil. Desejamos nossos sinceros pêsames aos familiares e fazemos votos de superação nesse momento tão difícil.

Atenciosamente e com carinho,

Secretaria Executiva e Conselho de Transição do Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo