Nota de Esclarecimento da Assessoria de Comunicação do Consórcio PCJ

A Assessoria de Comunicação do Consórcio PCJ gostaria de esclarecer algumas interpretações errôneas acerca do seu “Informativo aos Consorciados/Imprensa: Cálculos da ANA confirmam estudos do Consórcio PCJ: vai faltar água no pico da estiagem em Agosto de 2014”.

Primeiramente, gostaríamos de elucidar que a pedido da Assessoria de Comunicação da Agência Nacional de Águas (ANA), a reunião realizada não se trata do Grupo Técnico de Assessoramento para gestão do Sistema Cantareira (GTAG-Cantareira), mas sim uma reunião conjunta ANA, DAEE e IGAM, com participação dos Comitês PCJ, atendendo ao Comunicado nº 05 de 11/04/2014 do GTAG, com o “objetivo de discutir a situação atual de armazenamento do Sistema Cantareira, as perspectivas para os próximos meses e as possíveis medidas de restrição de usos dos recursos hídricos das bacias PCJ situados a jusante do Sistema, que podem ser adotadas”, conforme convite enviado ao Consórcio PCJ.

Em nota, a Assessoria de Comunicação da ANA relata que “a segunda imprecisão, que precisa ser urgentemente corrigida, é a associação das avaliações desta Agência às previsões do Consórcio PCJ. Nossas apresentações encontram-se disponíveis e nelas nossas previsões e projeções estão baseadas nas vazões afluentes e nas liberações possíveis a partir desses critérios. Não há nos nossos critérios nenhuma associação às projeções deste Consórcio, visto que sequer temos conhecimento das premissas adotadas para as conclusões técnicas do Consórcio PCJ, assim solicitamos as correções devidas”.

O Consórcio PCJ esclarece que em nenhum momento o Informativo afirmou que os dados da ANA são baseados em estudos da entidade, mas sim que os cálculos apresentados nessa segunda-feira, dia 12 de maio de 2014, reforçam os estudos do Consórcio sobre a disponibilidade hídrica, que atentava para a possibilidade de estresse hídrico crítico ao Sistema Cantareira, às Bacias PCJ e Alto Tietê, conforme nota divulgada em 19 de dezembro de 2013, podendo ser acessado no link: https://www.agua.org.br/noticias/663/estudo-atenta-sobre-a-necessidade-de-inicio-imediato-de-racionalizacao-de-agua-para-poupar-cantareira.aspx

Portanto, a Assessoria de Comunicação do Consórcio PCJ deixa claro que os dados apresentados pela ANA dizem respeito à Agência e não tem ligação com o Consórcio PCJ. Deste modo, queremos desfazer qualquer equívoco de interpretação do título do Informativo divulgado nessa terça-feira, dia 13.

Informamos, ainda, que os dados utilizados para os estudos do Consórcio PCJ sobre a disponibilidade hídrica e comportamento climático no período tem como premissa dados oficiais, disponíveis publicamente em sites do poder público estadual e federal.

O Consórcio PCJ voltará a se pronunciar sobre as informações apresentadas pela ANA na reunião do dia 12 de maio, após apresentação pública oficial desses dados pela Agência e análise dos futuros desdobramentos dos mesmos.

Reiteramos  que o Consórcio PCJ se coloca a disposição para devidos esclarecimentos, que ainda se façam necessários. 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo