Nota de Alerta Quanto à Disponibilidade Hídrica na Estiagem 2020

Estamos vivenciando a ocorrência de um evento climático extremo que está elevando as temperaturas e reduzindo as chuvas na nossa região e com perspectivas de seguir com precipitações abaixo da média histórica para os próximos meses. O mês de setembro marcou o início do evento meteorológico “La Niña”, que arrefece as águas do Oceano Pacífico, ocasionando redução de chuvas no Sul e Sudeste do Brasil. 

No último mês, as chuvas ficaram 73% abaixo das médias históricas e o consumo de água passou a ser pressionado devido à primavera mais quente.

A atual estiagem prolongada surpreendeu a todos, por se tratar de um evento climático extremo.  No momento temos que unir esforços para superá-la. Recomenda-se o consumo sustentável da água, sem desperdícios durante esse período atípico que estamos passando. A participação da comunidade nesse contexto é fundamental para evitar o agravamento de medidas mais restritivas ao consumo.

O Consórcio PCJ está atento à situação e prestando auxílio aos municípios, empresas e sociedade civil a adotarem medidas para atenuar os impactos do atual fenômeno climático, contando sempre com o apoio de todos os órgãos e parcerias que possam ajudar na superação desse difícil momento.

Atenciosamente,
Secretaria Executiva – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

21 de fevereiro de 2025

Riade recebe 1º encontro de stakeholders em abril e cidade também será a sede do próximo Fórum em 2027 Nos dias 14 e 15 de…

21 de fevereiro de 2025

Volume de chuvas ficou 11,7% abaixo da média histórica, e vazões dos rios recuaram 41%, enquanto o Sistema Cantareira atingiu 52,3% de armazenamento. O Consórcio…

19 de fevereiro de 2025

Tema do Dia Mundial da Água 2025 alerta para os impactos do degelo nos polos à gestão de recursos hídricos A Organização das Nações Unidas…

Pular para o conteúdo