Nelson Rodrigues: 100 anos de uma vida dedicada ao meio ambiente

Com cem anos de idade, completados no último dia 30 de maio, e uma história ligada à natureza e meio ambiente, assim pode ser definida a vida do engenheiro agrônomo Nelson de Souza Rodrigues. Depois de ter dedicado uma boa parte de sua existência ao trabalho, se aposentou em 1985, quando então iniciou sua participação na Campanha Ano 2000 – Redenção Ecológica da Bacia do Piracicaba, que começava a ganhar formato e grande repercussão na população piracicabana, com a ajuda do Conselho Coordenador das Entidades Civis do município, e buscava tomar medidas pela recuperação o Rio que cruzava a cidade, mas apresentava qualidade deteriorada de suas águas.

O movimento continha 32 reivindicações e 32 soluções que foram apresentadas ao Governador de São Paulo à época, Orestes Quércia, dentre as quais, a reivindicação de número 19 que pedia “a criação de um organismo intermunicipal eleito e de representantes de um conselho diretor de prefeitos dos municípios integrantes da bacia”, que seria a base de criação do Consórcio PCJ.

Após dois anos, os esforços de Rodrigues e de todos que participaram da Campanha ano 2000 começaram a apresentar os primeiros resultados. No dia 11 de novembro de 1987 foi criado o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), com intuito inicial de estudar medidas para a bacia do Piracicaba, mas também de estruturar o gerenciamento em todo o Estado. Dois anos depois, em 1989, a reivindicação 19 seria, finalmente, atendida com a Fundação do Consórcio PCJ.

A relevância e o exemplo do comprometimento de Rodrigues com a água e o meio ambiente refletem até hoje no Consórcio PCJ. “Sincero agradecimento por esse maravilhoso legado que nós temos a responsabilidade de continuá-lo”, reconhece o secretário executivo da entidade, Francisco Lahóz. Assista ao vídeo abaixo:

A filha de Nelson, Jocelyne Martins Rodrigues lembra sobre a importância do engajamento do seu pai para formação do Consórcio PCJ. “O Consórcio é uma consequência da visão do meu pai”, comenta. Ela ainda explica sobre os ensinamentos transmitidos por ele à família sobre preservar o meio ambiente e como “o seu olhar futurista ajudou a plantar uma semente do bem em cada pessoa que teve a oportunidade de conviver com este ser humano de coração enorme”.

Jocelyne lembra também de um dos grandes conselhos compartilhados por seu pai, quando ela era criança ainda. O de que não se deve fazer distinção entre qualquer tipo de vida, pois, cada uma depende exclusivamente da outra, incluindo a vida humana. “A importância da natureza é primordial. Não existe homem sem natureza”.

O legado de Nelson Rodrigues

Mesmo quando era estudante na faculdade, Nelson Rodrigues já tinha uma ligação afetuosa com o maior afluente do Tietê, o Rio Piracicaba. Passados anos, seu amor pela natureza foi transmitido de geração para geração. Seus filhos, netos e bisnetos entendem o valor do cuidado com o meio ambiente, sobre não estarmos só neste planeta. As florestas, rios e animais também são moradores e necessitam de cuidados.

Rodrigues sempre esteve aberto para dividir seus conhecimentos a todos que precisavam. Participou de palestras e eventos em que sempre enfatizou a necessidade de atenção com as árvores e rios.  Em seus estudos, sempre estava presente a questão da dimensão do ecossistema e o alerta para caso houvesse a eliminação de uma vida todos sairiam prejudicados, devido a ligação entre os mesmos.

O engenheiro agrônomo sempre levou em sua caminhada o amor e paixão por tudo que fosse ligado à natureza. Além de ter contribuído para a sensibilização ambiental da sociedade, Rodrigues repercutiu profundamente seu legado no trabalho do Consórcio PCJ, no qual a valorização e conservação dos rios ganharam força e diversas vozes engajadas até hoje.

Parabéns ao Sr. Nelson. Muita saúde e felicidades! E que seu exemplo e entusiasmo possam inspirar novas gerações na gestão de recursos hídricos e preservação do meio ambiente.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo