Necessidade de participação dos representantes municipais e do setor privado para gestão dos recursos hídricos marca debates do segundo dia do Water Summit

O “Webinar: Apresentação da Família PCJ aos Gestores Eleitos 2020” e a “Roda de Conversa 1: A Participação do Setor Privado na Construção de um Mundo mais Sustentável” já estão disponíveis na página digital do Water Summit 2020 (www.agua.org.br/eventosdigitais). Os dois debates promovem discussões sobre a importância do papel dos gestores municipais e do setor privado para a promoção de um mundo mais sustentável e integram a grade de eventos do Water Summit do Consórcio PCJ.

O Water Summit é uma iniciativa do Consórcio PCJ e tem o objetivo de capacitar e sensibilizar sobre a temática da água e os ODS da ONU. O evento teve início na terça-feira, dia 08 de dezembro, e contou com a presença de importantes autoridades do mundo de gerenciamento de recursos hídricos, saneamento e meio ambiente.

“Webinar: Apresentação da Família PCJ aos Gestores Eleitos 2020”

Compondo a grade de programação do Water Summit 2020, o “Webinar: Apresentação da Família PCJ aos Gestores Eleitos 2020” destaca a necessidade de uma eficiente gestão por parte dos novos representantes eleitos para garantir o abastecimento dos setores urbano, rural e industrial da região das Bacias PCJ. Participam do Webinar o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, o diretor geral da ARES-PCJ, Dalto Favero Brochi; o secretário executivo dos Comitês PCJ, Luiz Roberto Moretti; e o diretor presidente da Fundação Agência PCJ das Bacias PCJ, Sérgio Razera.

No encontro, os participantes debatem a importância do engajamento dos novos prefeitos para a disponibilidade hídrica e o papel do sistema de gerenciamento instituído na região que tem êxito graças aos trabalhos desenvolvidos pelo Consórcio PCJ, Fundação Agência PCJ das Bacias PCJ, Comitês PCJ e Ares-PCJ. A região das Bacias PCJ é responsável pelo abastecimento de 9 milhões de habitantes na Grande São Paulo e de 5,7 milhões de pessoas residentes da bacia. A coleta de esgoto tem índice de 92% e o tratamento de esgoto de 78%.

“Roda de Conversa 1: A Participação do Setor Privado na Construção de um Mundo mais Sustentável”

A “Roda de Conversa 1: A Participação do Setor Privado na Construção de um Mundo mais Sustentável” integrou a última atividade do segundo dia do Water Summit. A conversa é mediada pelo Engenheiro de Meio Ambiente na Rhodia, Maurício Janssen e tem a participação de Stela Goldenstein, Coordenadora para o Brasil do 2030 Water Resources Group; Giuliana Chaves Moreira, Pesquisadora Associada do Pacific Institute; e José Carlos Mierzwa, Professor Associado na Universidade de São Paulo.

O encontro aborda de que forma as empresas podem contribuir com uma gestão mais eficiente da água em suas plantas e o papel das mesmas no contexto das Bacias PCJ. Durante a conversa, os palestrantes discutem a questão da desigualdade social existente no Brasil no que se refere a falta de acesso a água e que o setor privado pode ser um grande aliado para solucionar esse problema. Segundo eles, o setor privado deve assumir compromissos e desenvolver ações que assegurem a disponibilidade hídrica futura, uma vez que este setor tem recursos suficientes para ampliar atividades sustentáveis.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo