Mutirão em Indaiatuba realiza plantio de 110 mil mudas nativas às margens da represa Capivari-Mirim

A Prefeitura de Indaiatuba, associada ao Consórcio PCJ, e o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) realizaram no sábado (28) o Mega Plantio de 110 mil mudas de espécies nativas que vão ajudar a formar a mata ciliar no entorno da Barragem do Rio Capivari-Mirim, recém construída. Mais de 12 mil voluntários inscritos participaram do evento, dentre eles representantes de Associações e Entidades de classe, indústrias, estudantes e docentes de escolas estaduais e faculdades e os inscrições feitas pela internet através do site da prefeitura.
Estimativas do Consórcio PCJ, apontam que essa quantidade de mudas plantadas favorecerá a infiltração de 1,5 milhão de m³/ano de água no lençol freático, contribuindo para a melhora da disponibilidade hídrica. Essa área, também, será responsável pelo sequestro de 250 mil toneladas de gás carbônico (CO2) da atmosfera pelos próximos 40 anos. O gás carbônico é apontando por especialista em climatologia como o grande responsável pelo aumento do efeito estufa, do aquecimento global e, consequentemente, ocasionando a maior ocorrência de eventos climáticos extremos, como estiagens mais severas e tempestades mais intensas.

O evento contou com a presença do presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, do superintendente do Saae, Nilson Gaspar e da secretária adjunta do Estado de Meio Ambiente, Cristina Maria do Amaral Azevedo, além do deputado Estadual, Rogério Nogueira e dos deputados federais Milton Monti e Herculano Passos. O presidente da Câmara Luiz Alberto Pereira, o Cebolinha, representou os demais vereadores presentes.

“A população prestigiou o evento de maneira muito positiva, fazendo sua parte e plantando mudas de espécies nativas. Não houve nenhum incidente, o que demonstra o comprometimento da população”, comenta Gaspar.

A logística do evento teve mais de 200 ônibus que transportaram estudantes e participantes das mais variadas entidades de classe, que também ganharam uma camiseta e um “kit lanche”.

BARRAGEM      

A barragem do Rio Capivari-Mirim foi construída para armazenar 1,3 bilhão de litros de água. Ela vai contribuir com o abastecimento do município pelas próximas décadas. No entorno dela, será construído um Parque Ecológico com pista de caminhada, ciclovia, deques para pesca, quiosques, campo, quadras, parque infantil, academia ao ar livre e um observatório. As obras devem ser concluídas em 2016.

Ela terá 260 metros de comprimento, seis metros de largura, 23 metros de altura máxima sobre a fundação e espelho d’água de 41,1 hectares (411 mil m²). A extensão do espelho d’água é de 2,5 km. O espaço total do empreendimento, 1,2 km², está próximo do ocupado pelo Parque Ecológico que é de 1,5 km². A obra recebe investimentos de R$ 30 milhões, sendo R$ 12,3 milhões da Funasa (Fundação Nacional da Saúde) a fundo perdido. É a única barragem sendo construída no Brasil com recursos do órgão.

Foto: Giuliano Miranda e Acervo Consórcio PCJ

 

DSC02457_web DSC02462_web DSC02473_web Mega Plantio. 28-11-1025 - Foto-Giuliano Miranda-Saae_066_web

DSC02448_web

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo