Museu da Água em Indaiatuba (SP) inicia visitas teste para inauguração

A equipe do Museu da Água organizou na última segunda-feira, dia 28, uma visita teste monitorada com o Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Indaiatuba (SP), Reinaldo Nogueira, ao lado do Superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), Nilson Gaspar, do engenheiro responsável pela obra, Jorge Vernaglia, da engenheira do Saae, Vanessa Kuhl, da assessora de imprensa do Saae, Renata Coutinho, e do secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz.
Durante a visita teste, os presentes ficaram bastante impressionados com a beleza do projeto arquitetônico moderno do prédio, perfeitamente integrado à natureza do local. A construção está localizada na área da Represa de Captação do Cupini, a primeira captação de água do município que abastece a cidade desde 1937. Com grandes áreas envidraçadas e fachada revestida em aço corten, um tipo de aço que contém em sua composição elementos que melhoram suas propriedades anticorrosivas, sendo três vezes mais resistente do que o aço comum, sua cor avermelhada e de aparência rústica são atributos valorizados pelo design contemporâneo, remetendo a algo com muita história para contar.

Na quinta-feira passada, dia 24, os funcionários do Saae participaram da primeira visita teste quando conheceram em primeira mão as instalações do Museu da Água.

Pelo projeto, a visita monitorada contará com um tour por quatro alas. Ao chegar no Museu, os grupos serão recepcionados no elegante auditório, situado no piso térreo com a exibição de um vídeo de orientação sobre a água, num primeiro momento chamado de “Acolhimento”.

Em seguida, os visitantes se deslocarão para uma sala no pavimento superior, com projeções nas paredes e telas de LCD espalhadas pelo espaço, na qual se terá uma visão sobre a problemática da água, indo desde o contexto histórico, passando pela sua importância, culminando com as perspectivas de futuro para a gestão hídrica.

Ainda no piso superior, uma passarela panorâmica de vidro dá acesso a um pavilhão histórico, que contará a história do Saae e da distribuição e tratamento de água na cidade de Indaiatuba, como do próprio saneamento no Brasil.

A visita se encerra com uma trilha por uma área de preservação ambiental ao lado do prédio do Museu, onde as pessoas poderão ver de perto uma nascente protegida por Matas Ciliares. Além de conferir o funcionamento de todo o ecossistema necessário para a criação e manutenção de um manancial saudável e perene.

Novas visitas testes serão agendadas para os próximos dias, agora com público de escolas do município, que ajudarão na formatação das visitas dentro do Museu. O objetivo do presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Indaiatuba é deixar tudo bem afinado para agendar a inauguração do espaço. “Vamos fazer mais visitas testes, ouvir a opinião dos visitantes, melhorar nosso trabalho para que tudo esteja pronto para uma grande inauguração”, atentou Nogueira.

Somente após a realização de todas as visitas testes e recolhimento da impressão e sugestões das pessoas que participaram da iniciativa é que a data de inauguração do Museu será marcada.

O Consórcio PCJ, como apoiador institucional do Museu da Água, apresentou uma lista com propostas de ações de sensibilização no local. Uma das sugestões é transformar o Museu num centro de “Integração dos Povos pela Água”, com o apoio da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB), que congrega a participação de mais de 170 países, sendo o Consórcio PCJ um dos seus fundadores. A ideia é receber visitas de várias partes do globo e troca de experiências internacionais.

Para o secretário executivo do Consórcio PCJ, o Museu será um importante ponto turístico em Indaiatuba com potencial de atrair visitantes de várias partes das Bacias PCJ, do Brasil e do mundo. “O Consórcio PCJ tem sensibilizado os municípios da região sobre a necessidade de investimentos em Ecoturismo e Turismo Rural como forma de preservar os mananciais e, também, reascender a atividade econômica, tão abalada pelas crises hídrica, econômica e política, pelas quais passa o nosso país”, comentou.

 

12903686_1027917550624157_1321485282_o 12941160_1027916047290974_1514119335_o 12919338_1027916090624303_689964890_o

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo