Municípios recebem comenda de Mérito Ambiental pelo apoio ao Consórcio PCJ com viveiros de mudas nativas

 

O Consórcio PCJ concedeu a 15 municípios parceiros à entidade a comenda de “Mérito Ambiental” pelo apoio com viveiros municipais na produção de mudas nativas utilizadas no Programa de Proteção aos Mananciais, em plantios de recomposição de matas ciliares nas Bacias PCJ. A entrega da comenda aconteceu na última sexta-feira, dia 24, durante a 69ª Reunião do Conselho de Consorciados, ocorrida em Valinhos (SP).

Foram homenageados os municípios de Bragança Paulista, Camanducaia, Capivari, Cosmópolis, Hortolândia, Iracemápolis, Jaguariúna, Limeira, Monte Mor, Paulínia, Piracicaba, Rio Claro, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Vinhedo.

Representantes das cidades homenageadas, que estiveram à Reunião do Conselho do Consórcio PCJ, receberam a comenda emoldurada num quadro. Clique aqui e veja as fotos.

Por meio dos viveiros municipais dessas cidades o Consórcio PCJ, com seu Programa de Proteção aos Mananciais, plantou cerca de 3,5 milhões de mudas nativas, em 20 anos de atuação nas Bacias PCJ.

No mês de maio, a entidade inaugurou o Matrizeiro Florestal, na cidade de Jaguariúna (SP), com o objetivo de fornecer sementes aos viveiros florestais da região para restabelecer e ampliar a oferta das espécies que se encontram ameaçadas ou em estágio de extinção nas Bacias PCJ.

O projeto faz parte do Programa de investimento R$ 0,01 m3/s, pioneiro na implantação da cobrança voluntária pelo uso da água e grande fomentador da cobrança oficial – implantada nas Bacias PCJ, em 2006. O Programa conta com a participação dos municípios de Amparo, Holambra, Jaguariúna e Pedreira.

O Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ, muito mais que plantar mudas, tem como foco a sensibilização da comunidade sobre a importância das matas ciliares para os rios da região, fomentando uma cultura preservacionista na sociedade.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo