Municípios participantes da Semana da Água apresentarão resultados durante Seminário de Avaliação no Simpósio

24/11/10

Os resultados obtidos com projeto “Semana da Água” em 2010, executado pelo Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ, será avaliado em seminário que acontece no dia 25 de novembro, durante o 2º Simpósio “Experiências em Gestão dos Recursos Hídricos por Bacia Hidrográfica” no Hotel Tauá, em Atibaia – SP. As avaliações começarão às 8h30 na sala São Paulo.


O tema escolhido para as atividades deste ano foi a “Integração Regional”, sob o slogan “De mãos dadas pela Água” e teve como centro das discussões, a integração entre os municípios como forma de troca de experiências na conscientização do uso racional da água. 


 O programa foi dividido em três etapas. Na primeira, 74 representantes das secretarias de educação municipais, os chamados interlocutores, participaram de um encontro na sede do Consórcio PCJ para destacarem os trabalhos desenvolvidos em cada uma das cidades participantes com o Projeto Semana da Água.

Após essa etapa, os interlocutores firmaram parcerias entre os municípios. Deste modo, cada administração pôde conhecer o trabalho realizado pelas outras cidades e, com isso, criarem novas ideias para a execução do projeto neste ano, numa verdadeira troca de experiências.


Na terceira etapa do projeto, os interlocutores, já dotados das experiências vividas por outros municípios, tiveram a missão multiplicar esses conhecimentos aos profissionais da educação de seus municípios e, consequentemente, os professores aos alunos.


O Seminário de avaliação terá início com os coordenadores municipais de Piracaia, Americana, Nova Odessa, Cosmópolis, Pedreira, Rio Claro e Amparo que apresentarão no período da manhã suas experiências quanto à aplicação da Semana da Água 2010.

No período da tarde, entre 13h30 e 15h, os municípios de Artur Nogueira, Bragança Paulista, Campinas, Extrema, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Limeira, Louveira, Paulínia, Piracicaba, São Pedro, Santa Gertrudes, Salto, Valinhos e Vinhedo farão uma exposição das atividades desenvolvidas durante o projeto. Em 2010, o programa contou com a participação 38 municípios das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.


Para a Vice-presidente do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ e Prefeita de Piracaia, Fabiane Santiago, “a experiência adquirida em cada município reflete o resultado de trabalhos bem elaborados que, com atitudes como essa, se interagem e dialogam experiências vividas. Com isso, todos ganham: o município, os educadores, a população e o meio ambiente”, afirma.

A “Semana da Água” é realizada pelo Consórcio PCJ desde 1994 e, neste período, já envolveu mais de dois milhões de pessoas no projeto de forma direta e mais de quatro milhões de forma indireta.

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo