Municípios de cabeceira das bacias PCJ unem esforços para debater a integração regional por meio de educação ambiental

 

23/09/2011

Os municípios de Atibaia, Bragança Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Extrema, Itatiba e Piracaia se uniram com o objetivo de demonstrar a importância dos municípios de cabeceira das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). O primeiro encontro, chamado Educação Ambiental e Integração Regional, aconteceu na última terça-feira (20/9) entre representantes das redes municipais de ensino e foi promovido pelo Consórcio PCJ, com apoio da Prefeitura de Atibaia e SAAE. O tema desse encontro foi “Qual Educação Ambiental Queremos?”

A iniciativa de unir esforços em educação e conscientização entre os seis municípios aconteceu após os trabalhos do Projeto Semana da Água – 2010 que tinha como foco a integração regional entre os municípios.

A reunião aconteceu no Centro de Convenções e Eventos de Atibaia e foi aberta pelo prefeito José Bernardo Denig, pela prefeita de Piracaia, Fabiane Santiago e pela superintendente do SAAE, Márcia Nogueira. Os três representam lideranças técnicas e políticas no Consórcio PCJ.

Em sua fala de abertura, o prefeito de Atibaia lembrou os projetos desenvolvidos na cidade na área ambiental, citando o fim do lixão, a criação da cooperativa de catadores, os programas de coleta seletiva e os currículos de conscientização ecológica mantidos pela secretaria municipal de Educação nas escolas públicas.

Denig falou também do projeto de lei que hoje tramita na Câmara e que se aprovado poderá autorizar o SAAE a firmar parcerias público privadas para ampliação da coleta e tratamento do esgoto no município. “Esperamos com essas medidas chegar a cem por cento de tratamento, o que será importante para os demais municípios a jusante de nós, pois estes receberão uma água mais limpa em suas captações”, disse o prefeito.

A prefeita de Piracaia e Vice-presidente do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ, Fabiane Santiago, atentou que o objetivo da iniciativa é “criar uma identidade na região como grande produtora de água. Nossos municípios são de extrema importância para o abastecimento das bacias PCJ”, disse.

Foi proposto pelos representantes do projeto o plantio de um ipê branco em cada um dos municípios participantes, para simbolizar o nascimento desse grupo de integração regional. O plantio foi realizado no dia 21/09, em comemoração ao dia da árvore. A analogia com a iniciativa é que assim como o grupo, espera-se que o Ipê cresça, crie raízes e floresça.

A Coordenadora de Projetos do Consórcio PCJ, Andréa Borges, mediou o debate que trouxe à cidade o professor Sandro Tonso, titular de Educação Ambiental do Centro Superior de Educação Tecnológica da Unicamp.

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ com o apoio da Assessoria do Saae Atibaia  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo