Município de Piracicaba se antecipa a época de chuvas e limpa pontes sobre o Rio Piracicaba

14/10/2011

Iniciativa é uma forma de evitar agravamentos com enchentes ocasionadas por possíveis eventos extremos no começo de 2012

A prefeitura municipal de Piracicaba, associada ao Consórcio PCJ, antevendo-se ao período de chuvas, iniciou no último dia 12 de outubro limpeza das pilastras das pontes sobre o rio Piracicaba. O objetivo é evitar que esses entulhos possam acarretar ou até mesmo agravar enchentes ao longo do trecho do rio que corta o município. A iniciativa é um exemplo de planejamento a ser seguido para se evitar ou amenizar os efeitos da possível ocorrência de eventos extremos no período chuvoso.

Estão envolvidas com essa iniciativa equipes das Secretarias Municipais de Defesa do Meio Ambiente, de Obras, de Trânsito e Transportes e soldados do Corpo de Bombeiros. Os trabalhos começaram pela na ponte Walter Radamés Accorsi, a ponte nova do Lar dos Velhinhos no sentido Cena – Shopping. No próximo domingo (16) será a vez da limpeza da Ponte Zé do Prado, a ponte velha do Lar dos Velhinhos, desta vez no sentido contrário, Shopping – Cena.

Ao todo participam da ação mais de 20 funcionários das secretarias e bombeiros. “Essa limpeza é realizada pela primeira vez nas pontes do Piracicaba e já está programada a retirada dos entulhos na ponte do Morato e na ponte do Mirante”, afirma o secretário municipal de obras, Arthur Ribeiro.

Os entulhos são os grandes causadores de entupimento de bueiros nos centros urbanos e assoreamento de rios, causando enchentes. De acordo com o Compromisso Empresarial para a Reciclagem (CEMPRE), a média de geração per capita de resíduos sólidos no Brasil gira em torno de 0,8 kg/hab/dia, sendo que nos grandes centros urbanos como Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, este índice ultrapassa facilmente a barreira do 1,5 kg/hab.dia. No setor de construção civil, a quantidade de entulho gerado corresponde, em média, a 50% do material desperdiçado. Uma gestão eficiente desses resíduos se faz necessário para evitar que eles possam ir parar nos rios que cruzam as cidades.

O Consórcio PCJ desde o começo desse ano está discutindo sobre a ocorrência de eventos extremos nos dois últimos anos, nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). Um grupo técnico sobre a questão foi montado e vem realizando encontros periódicos de capacitação de lideranças na comunidade com o objetivo de se preparar melhor para situações de enchentes e deslizamentos de terras.

O Grupo técnico acredita que as novas realidades e desafios das Bacias PCJ demonstram a necessidade de aperfeiçoamento quanto a convivência com eventos extremos e a demanda quanto a elaboração e ampliação de planos de contingência regionais, municipais e das empresas consorciadas. Destaca-se ainda a carência de capacitação dos setores da sociedade, mobilização e integração.

Iniciativas como essa do município de Piracicaba de fazer a limpeza das pontes, demonstram a necessidade de se preparar para essa nova realidade nas bacias PCJ de ocorrência de eventos extremos, ou seja, fortes chuvas no período de dezembro a março e estiagem severas no meio do ano.

Para o Coordenador de Projetos do Consórcio PCJ e responsável pelo Grupo Técnico de eventos extremos da entidade, Francisco Lahóz, somente a união entre comunidade, defesa civil, poder público municipal e estadual, ao lado de um planejamento que vise antever-se a incidências desses eventos pode amenizar os efeitos para a população. “Na Austrália, exemplo de um sistema de prevenção quanto a eventos extremos, a capacitação de lideranças e envolvimento dos diversos atores da sociedade civil foi suficiente para causar o menor número de vítimas durante as enchentes que assolaram aquele país no começo do ano. Iniciativas como as de Piracicaba devem ser seguidas pelos demais municípios a fim de cultuarmos uma cultura de prevenção e não de remediação da ocorrência desses intemperes da natureza”, afirma Lahóz.

O Consórcio PCJ tem debatido o tema, também, em seu Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, a fim de capacitar alunos atendidos pelo projeto a levar as noções de prevenção para suas famílias.

  Iniciativa é uma forma de evitar agravamentos com enchentes ocasionadas por possíveis eventos extremos no começo de 2012

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo