Município de Atibaia assina termo de Cooperação com o Consórcio PCJ para fornecimento de mudas nativas

O presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Indaiatuba (SP), Reinaldo Nogueira, e o prefeito de Atibaia (SP), Saulo Pedroso de Souza, assinaram na terça-feira (29) termo de cooperação para fornecimento de mudas nativas para os projetos de recuperação de matas ciliares nas Bacias PCJ.

Pelo documento, o Consórcio PCJ se compromete a doar insumos (saquinhos e sementes) para que o viveiro possa produzir as mudas e, posteriormente, o próprio Consórcio as receberá para realizar plantios que propiciem a recuperação, preservação e a manutenção dos mananciais das bacias PCJ.

O viveiro municipal de Atibaia tornou-se o 17º viveiro parceiro do Consórcio PCJ. Além da doação de insumos aos viveiros parceiros, a entidade realiza um intercâmbio de informações, sementes, plântulas, mudas, dentre outros, entre os viveiros, a fim de auxiliá-los na produção e distribuição de mudas ao longo das bacias.

Periodicamente, a entidade aplica curso de capacitação de produção de mudas nativas aos consorciados e aos funcionários dos viveiros municipais, com o objetivo de aumentar e aprimorar a produção de mudas nativas.

O Consórcio PCJ, desde 1991, incentiva e promove ações e iniciativas de recuperação de matas ciliares com a intenção de garantir a preservação dos recursos hídricos nas bacias PCJ. Através de seu Programa de Proteção aos Mananciais, a entidade já plantou cerca de 4 milhões de árvores e ajudou a recuperar mais de 2,4 mil hectares de matas ciliares. Os proprietários rurais que participam do programa recebem apoio e suporte para a área recuperada por dois anos do Consórcio PCJ quando, então, as mudas já estão aptas a prosseguirem seu desenvolvimento sozinhas.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ com o apoio da Assessoria de Comunicação de Indaiatuba

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo