Mudanças Climáticas: se nada for feito em 8 anos o Mundo não será mais como conhecemos

Afirmação foi feita durante a Abertura do Projeto “Gota d’Água” do Consórcio PCJ, que trabalhará esse tema em 2022, tendo como slogan: “O Clima Muda e Nossas Vidas Também”

O Consórcio PCJ promoveu na última quinta-feira (17), em ambiente virtual, a abertura dos trabalhos do Projeto Gota d’Água, que terá como tema nesse ano as Mudanças Climáticas. Conduzido pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, a iniciativa terá como slogan “O Clima Muda e Nossas Vidas Também” e pretende capacitar professores, alunos e comunidade sobre como a temperatura do planeta impacta nossas vidas, nossa saúde, o meio ambiente e, consequentemente, a gestão da água. O projeto conta com o apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e da Unesco.

A abertura contou com a participação de autoridades, como o prefeito de Limeira e Presidente do Consórcio PCJ, Mário Botion, o prefeito de Indaiatuba e vice-presidente do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, Nilson Gaspar, da Oficial de projetos do setor de educação da UNESCO no Brasil, Mariana Alcalay, e da coordenadora de capacitação da ANA, Renata Maranhão.

O presidente do Consórcio PCJ ressaltou a importância do projeto e do trabalho de sensibilização sobre a água logo cedo com as crianças. “As ações de educação ambiental do Consórcio estão próximas de completar 30 anos e seus resultados colhem frutos, como a mudança cultural de trato com a água e isso se deve ao início logo cedo de um trabalho educacional com crianças de um tema tão importante que é a gestão de recursos hídricos”, disse Botion.

O vice-presidente do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental alertou para o papel central que a educação terá na mitigação dos impactos das mudanças climáticas. “Com a ocorrência de eventos climáticos extremos, só poderemos tornar nossas cidades e bacias hidrográficas mais resilientes se todos contribuírem com ações de adaptação e mitigação ao clima. E a educação ambiental é essencial para isso”, atentou Gaspar.

Não deixar ninguém para trás nesse processo foi pontuado pela representante da Unesco. “Lutar contra as mudanças climáticas é responsabilidade de todos nós. As ações que não forem sustentáveis aqui podem impactar do outro lado do planeta e vice-versa, fazemos parte de um mundo só”, alertou Mariana.

Renata Maranhão da ANA adiantou que a Agência junto do Consórcio PCJ e da Unesco estão desenvolvendo um curso para educadores. “Em breve, lançaremos um curso de ODS [Objetivos do Desenvolvimento Sustentável] para professores e a ANA tem desenvolvido diversos materiais pedagógicos para ajudar na incorporação do tema da água aos currículos dos educadores”.

Se o aumento da temperatura global ultrapassar 1,5°, o Mundo mudará completamente

A palestra inaugural do Projeto “Gota d’Água” contou com a exposição de Thiago Pietrobon da Ecosuporte Assessoria Ambiental, que participou da última COP26 – Conferência das Partes – realizada em Glasgow, Escócia, entre outubro e novembro de 2021.

Em sua apresentação, Pietrobon alertou que estudos recentes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) apontam que metade da população mundial irá sofrer com os impactos do clima e que se o aquecimento global não for limitado a 1,5° o Mundo como conhecemos hoje, será totalmente diferente. Atualmente, a temperatura global tem aumentado entre 1,07° e 1,1°, desde o período pré-industrial.

“A base científica está colocada. Hoje, não há desculpas para dizer que não sabemos o que está acontecendo ou que não se sabe o que fazer. As ações são cada vez mais claras e a mudança comportamental no consumo é difícil de acontecer sem que nós, enquanto consumidores e cidadãos, não exigirmos do poder público e privado que algo seja feito”, sublinhou Pietrobon.

O técnico também alertou que há grandes oportunidades para o setor privado, com ganho de reputação e valor agregado ao produto se as ações de ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Sociedade e Governança Corporativa) forem evidentemente implantadas. “Exemplo disso, na COP26, o Brasil se comprometeu em reduzir 30% as emissões de metano e isso tem muito a ver com pecuária. Nós vimos lá sentados grandes marcas e produtores discutindo que é viável isso, nós temos como chegar a esse resultado sem reduzir produção. Apostar no certo, traz vantagens econômicas no futuro”, disse Pietrobon, que ainda completou que “o grande desafio é como planejamos isso e nosso problema é que políticas públicas são pensadas para 4 anos e metas empresariais para 1 ano, mas estamos discutindo metas para longo prazo. Como vou agradar esse consumidor do futuro, que é o que a agenda da ESG tem trazido à tona”.

Participantes do Projeto Gota d’Água contarão com mais capacitações e maior variedade de formatos em 2022

A gerente técnica do Consórcio PCJ e coordenadora do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, Andréa Borges, expôs no evento o calendário de encontros recheados de novas atividades. Estão previstos palestras, seminários, oficinas, bate papo digital, eventos temáticos (Dia da Árvore) e, também, o retorno de atividades presenciais. “Nosso objetivo é envolver toda a comunidade com os temas do projeto. Infelizmente, durante a pandemia a participação ficou bastante reduzida, já que os professores tiveram de se dedicar a formas de como chegar aos seus alunos. Com o retorno das aulas presenciais, nossa expectativa é voltar com o engajamento dos educadores e para isso planejamos um ano com muitas novidades nos formatos de capacitação”, atentou Andréa.

São tantas atividades que não dá para perder tempo. O primeiro compromisso acontece no dia primeiro de abril, com a Oficina em parceria com o PROFCIAMB (Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais), que abordará a elaboração de Guias Educativos e de uma Disciplina eletiva com o tema água. Em seguida, no dia 07 de abril haverá a “Palestra Entrevista” com o jornalista Sérgio Tulio Caldas, autor do livro “Água, precisamos falar sobre isso”. O calendário completo de todas as atividades você confere em www.agua.org.br.

Sobre o Projeto Gota d’Água

O projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ), foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, a partir de 2015, passou a fazer parte do Projeto Gota d’Água. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorria na prática. Em média, 150 mil pessoas são capacitadas pelas ações do projeto por ano nas Bacias PCJ.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo