Monte Mor inaugura ETE “Natércio Machado Homem”

 

03/11/2010

O município associado ao Consórcio PCJ, Monte Mor, inaugurou no último dia 29 de outubro, a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) “Natércio Machado Homem”, com a presença do governador de São Paulo, Alberto Goldman, da secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, do prefeito de Monte Mor, Rodrigo Maia Santos, e demais autoridades presentes.

A obra, construída pela Sabesp, é uma importante contribuição para o início da despoluição da bacia do Rio Capivari. A princípio, haverá a fase de testes e avaliação das estruturas e ajustes dos equipamentos, passando em seguida para a etapa de operação assistida. Até dezembro deste ano, a ETE de Monte Mor entrará em operação plena, beneficiando uma população de 43 mil habitantes.

A secretária de Saneamento e Energia , durante a cerimônia de entrega da ETE,  atentou que todos os municípios da bacia do Capivari estão com obras iniciadas ou inauguradas na área de saneamento, com a construção de ETE’s. Segundo Dilma, em toda região das bacias PCJ, existem 16 obras de sistema de tratamento de esgotos, através do projeto “Água Limpa” . Para ela, ações como essa são um compromisso com a saúde da população atual e com as gerações futuras.

“Tratamento de esgoto significa preservação dos nossos mananciais e sem água potável nós não vivemos bem, e não temos um desenvolvimento sustentável, que é um direito de todo cidadão”, pontuou Dilma.

O governador Goldman também chamou a atenção para a saúde pública e os investimentos que o Estado, através da Sabesp, tem realizado em saneamento básico. “Saneamento básico e saúde são irmãos. Sem ele não se tem saúde, acumula os hospitais, aumenta a mortalidade infantil, reduz a expectativa de vida das pessoas e pior, ainda, cria-se problemas para as cidades a jusante com poluição”, disse.

O prefeito de Monte Mor lembrou a importância da nova ETE para a região. “A cidade de Capivari será diretamente beneficiada porque ela está a jusante do rio Capivari, portanto, o esgoto gerado em Monte Mor não a poluirá mais”, comentou Maia.

A ETE “Natércio Machado Homem” tem capacidade de tratamento de quase 50% do efluente produzido no município e consumiu investimentos de mais de R$ 15 milhões em quatro grandes frentes de trabalho: 1) construção da estação de tratamento de esgotos; 2) Implantação de elevatórias de esgotos; 3) Implantação de coletores-tronco; 4) Implantação de emissários.

100% de esgoto tratado até 2014

Durante o evento de inauguração, foi assinado o protocolo de intenções entre a Sabesp e a Prefeitura de Monte Mor para a efetivação do contrato de programa que deverá reger o saneamento no município nos próximos 30 anos. Até 2014, a Sabesp pretende inserir a cidade no grupo dos municípios que têm 100% dos serviços atendidos.  

Também foi assinado a ordem de serviço para início das obras do novo sistema produtor de água e da ETE de Elias Fausto, município vizinho e operado pela Sabesp, com a previsão de investimentos na ordem de R$ 4,3 milhões.

O Consórcio PCJ, através do Programa de Saneamento, Racionalização e Combate às Perdas Hídricas, vem ao longo dos anos apoiando seus consorciados no aumento e melhoria da eficiência dos índices de tratamento de efluentes, que no ano de 1989 era de 3% nas bacias PCJ e em 2009 chegou a 50%.

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo