Mirante celebra avanços do saneamento em Piracicaba, com o olhar nos desafios futuros

Saneamento: direito universal. Responsabilidade de todos

Em junho de 2022, a concessionária Mirante completa 10 anos de atuação no município de Piracicaba, associado ao Consórcio PCJ, e destaca que a universalização do tratamento de esgoto, além de beneficiar o meio ambiente e reduzir a incidência de doenças à população, coloca o município à frente de um direito universal, o de saneamento para todos.

Mesmo os últimos dois anos marcados por muitos desafios trazidos pela continuidade da pandemia de Covid-19, a concessionária celebra a realização de diversas ações voltadas para a melhoria da infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto e projetos, como o secador de lodo, que já apresentam resultados e contribuem para a preservação ambiental do município.

Além dos investimentos, a concessionária intensificou as ações de relacionamento com a comunidade, seguindo todas as normas de biossegurança para preservar a saúde das pessoas. O cuidado com os colaboradores também foi um ponto alto, garantindo a conquista da premiação Lugares Incríveis para Trabalhar.

Segundo a diretora presidente da concessionaria, Silvia Leticia Tesseroli, “O mesmo cuidado que temos com nossos colaboradores é percebido no atendimento prestado à população piracicabana. Diariamente temos equipes trabalhando incansavelmente nas ruas do município na manutenção de toda a infraestrutura urbana que compreende a rede coletora de esgoto.”

A presidente destaca que tem muito orgulho do time de agentes da dignidade que atuam na concessionária. “São equipes que trabalham 24 horas por dia, sete dias por semana, para manter os + de 1.400 quilômetros de tubulações que recolhem o esgoto da cidade e o destina para locais adequados, que são as Estações de Tratamento de Esgoto”. Diariamente são inúmeras frentes de trabalho para a realização de desobstruções causadas pelo mau uso da rede coletora de esgoto.

“A responsabilidade com o meio ambiente é coletiva, fazemos parte de um município que se preocupa com a universalização de serviços importantes, como o saneamento, e a população é sempre convidada a fazer parte desse círculo virtuoso. Percebemos, com o alto índice de precipitações pluviométricas ocorridos nos primeiros 40 dias desse ano, sendo 336 mm nos últimos 14 dias, a necessidade de a população atentar para a correta ligação da rede de coleta de esgoto de seu imóvel, que deve estar separada da ligação da rede pluvial (águas de chuvas), de forma que todos contribuam para o meio ambiente e bem-estar coletivo. Quando as redes estão conectadas de maneira incorreta, podemos ter um volume excessivo de água proveniente da chuva, na rede coletora de esgoto, que não é desenvolvida para isso, o que danifica o sistema e, também, um cenário bastante preocupante, que é o esgoto da residência ligado na rede pluvial, que vai diretamente para os córregos e rios da cidade, sem receber o tratamento adequado”, finaliza Silvia.

Um olhar para o futuro

Observando os investimentos e benefícios gerados no processo de universalização do saneamento em Piracicaba, que reduziram déficits históricos, com destaque para os investimentos em tratamento de esgoto, precisamos considerar o legado da universalização para o futuro.

Segundo o gerente de Operações da concessionária, Rodrigo Leitão, “São benefícios à saúde, produtividade, turismo, aproveitamento escolar, valorização imobiliária e ambiental, que perduram para sempre. Os investimentos na área devem continuar para manter a universalização”.

Rodrigo destaca ainda a importância dos municípios que estão a montante de Piracicaba também realizarem investimentos para a universalização do saneamento. “É importante que todos os municípios da bacia, que contempla o Rio Piracicaba, atuem no sentido de universalizar os serviços de saneamento, em prol da saúde do corpo d´água e da população que vive em seu entorno”, observa o gerente.

Rodrigo cita ainda que a parceria e a complementariedade entre público e privado para a ampliação e a aceleração dos investimentos em infraestrutura é uma ação bem-sucedida. “Hoje, a cidade dispõe de 24 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), 62 Estações Elevatórias de Esgoto, além de cerca de 1.400 quilômetros de redes coletoras de esgoto operadas diariamente pela concessionária com objetivo de cuidar da saúde das pessoas”, cita.

Em Piracicaba, bairros como Vila Rezende, Centro e Santa Rosa, com mais de 100 anos de fundação, contrastam cenários de preservação do antigo e valorização do novo. A implantação de novos empreendimentos é cuidadosamente realizada e com participação ativa das Associações de proteção aos Bairros.

A presidente da Associação Protetora do Santa Rosa, Iraci Honda, atuante há mais de 20 anos no bairro em que reside, relata que a Associação é extremamente ativa nas questões de preservação ambiental, bem como nas ações de educação ambiental em relação à população residente no local. Iraci destaca que a população do bairro recebe orientações relacionadas às boas práticas de preservação sanitárias e ambientais e que as demandas dos moradores sempre são atendidas pela Associação.

“Nós, da Associação, somos muito preocupados, trabalhamos initerruptamente pelo nosso bairro e não há nenhum problema generalizado de esgoto no Santa Rosa. Ocorrem, pontualmente, casos relacionados ao mau uso da rede coletora de esgoto, com descarte de lixo e gordura e, também, os casos pontuais de imóveis com ligações da rede pluvial conectado ao esgoto. Com isso, os moradores são orientados a realizar as adequações necessárias nos imóveis, pois a responsabilidade com o meio ambiente, é de todos nós”, afirmou Iraci.

A empresa Mirante é uma das 23 empresas associadas ao Consórcio PCJ, tendo ocupado já cargo na diretoria da entidade e até a presidência da mesma.

Apoio Texto: Assessoria de Comunicação Mirante

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo