Melhores projetos de Educação Ambiental de 2019 serão premiados pelo Consórcio PCJ nesta quarta-feira (06), durante Seminário de Avaliação do Projeto Gota d’Água, em Americana (SP)

O Consórcio PCJ reconhecerá os melhores projetos de Educação e Sensibilização Ambiental realizados por municípios participantes do Projeto Gota d’Água amanhã, dia seis de novembro, durante o Seminário de Avaliação da iniciativa, que acontecerá a partir das 9h no auditório da Agência de Regulação de Saneamento (ARES-PCJ), em Americana (SP). Serão concedidos cinco certificados de Destaques do Ano e dentre eles uma banca examinadora elegerá o grande vencedor do Prêmio “Sua Gota faz a Diferença”, concedido anualmente pela entidade. Ainda haverá menções honrosas a diversos projetos.

A escolha dos premiados será feita com base nos vídeos produzidos pelos participantes do projeto, que leva em conta as atividades realizadas nos municípios participantes, tendo como base o tema da iniciativa para esse ano que foi “Agua e Saneamento”. Ao todo o Projeto Gota d’Água recebeu a inscrição de 147 vídeos em 2019. A pré-seleção foi feita pela Comissão Interna do Consórcio PCJ que analisou os materiais e selecionou cinco como “Destaques do Ano”, sendo os seguintes:
• “Água e Resíduos” – da Secretaria de Meio Ambiente de Artur Nogueira
• “Uma Gota de Esperança” – da EMEB Antônio Pegorari de Cosmópolis
• “Projeto Gota d’Água – PCJ” – da Secretaria de Educação de Hortolândia
• “Projeto Gota d’Água” – da Secretaria de Meio Ambiente de Itatiba
• “Sua Gota faz a Diferença” – da EMEFEI Prefeito Simão Welsh de Nova Odessa

No Seminário de Avaliação uma banca examinadora, composta por técnicos de educação e meio ambiente, além de profissionais de comunicação, será responsável por analisar as cinco iniciativas finalistas e escolher a vencedora. A banca é composta pelos seguintes membros: Adriana Braga – docente da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Débora Fonseca – técnica da Agência Reguladora de Saneamento (ARES PCJ); Fernando Grion – coordenador adjunto da Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês PCJ (CT-EA); Maiko Magalhães – sócio proprietário da BMK Produções; e Thiago Pietrobon – sócio proprietário da empresa Ecosuporte Assessoria Ambiental.

O vídeo vencedor, além de receber o troféu “Sua Gota faz a Diferença”, será premiado com uma GoPro Hero 7 Black. O prêmio tem o intuito de incentivar os participantes a procederem nos trabalhos de sensibilização ambiental. Além da premiação à melhor iniciativa, também serão entregues menções honrosas a outros vídeos que tiveram destaque nesta edição e serão reconhecidos participantes que tiveram um importante papel na difusão da Educação Ambiental nas Bacias PCJ, que receberão o certificado de Mérito Ambiental.

Este ano o Gota d’Água conta com a parceria inédita da ARES-PCJ. A parceria possibilitou maior abrangência do projeto com a contemplação de quatro bacias hidrográficas: PCJ, Pardo, Tietê Jacaré e Sorocaba Médio Tietê, em municípios consorciados à agência.

Desde a criação do Projeto Gota d’Água, o Consórcio PCJ fomenta a capacidade criativa e o engajamento de alunos, educadores, organizações civis, ambientalistas, técnicos, jovens, empresas e municípios na busca de soluções para gestão consciente dos recursos hídricos em prol do meio ambiente, por meio da elaboração de vídeos educomunicativos.

Sobre o Projeto Gota d’Água

O projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ), foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, a partir de 2015, passou a fazer parte do Projeto Gota d’Água. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorria na prática. Em média, 150 mil pessoas são capacitadas pelas ações do projeto por ano nas Bacias PCJ. Em 2019, as capacitações têm como proposta debater o tema água e saneamento, por meio de uma parceria inédita e exclusiva com a ARES-PCJ, a agência de regulação dos serviços de saneamento, o que ampliou os municípios atendidos pelo projeto, atendendo ao público de outras bacias hidrográficas, além das Bacias PCJ.

Serviço

Evento: Seminário de Avaliação do Projeto Gota d’Água do Consórcio PCJ
Local: Auditório da ARES-PCJ, sito a Av. Paulista, 633 – Jardim Santana, Americana (SP)
Data e Horário: 06/11/2019 às 9h
O evento é aberto à imprensa

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo