Melhores Projetos Ambientais de 2015 nas Bacias PCJ são premiados

O Consórcio PCJ realizou na última quinta-feira, dia 12, em Valinhos (SP), Seminário de Avaliação do Projeto Gota d’Água, organizado pelo programa de Educação Ambiental da entidade. Na ocasião, as melhores iniciativas realizadas na área pelos municípios participantes foram premiadas em duas categorias: destaques do ano e menção honrosa.
Cerca de cinco projetos foram selecionados pela equipe técnica do Consórcio PCJ como os destaques do ano: “Ações de Educação Ambiental no combate a escassez de água”, realizado pelo município de Bragança Paulista; “Educação Ambiental com foco nas problemáticas ambientais locais”, do município de Extrema; “E se essa fosse a última gota? ”, promovido pela cidade de Jaguariúna; “Multiplique essa Gota”, de Rio Claro; e “Biomapa”, da cidade de Vinhedo.
Após a apresentação pelos organizadores dos cinco projetos destaques do ano, os presentes realizaram uma votação para a escolha daquela que foi a melhor iniciativa apresentada para receber o Troféu “Sua Gota faz a Diferença”. O Projeto “Biomapa” realizado pelo município de Vinhedo foi eleito o principal destaque de 2015.

Biomapa é a representação de um espaço de acordo com a visão de quem vive e usa o mesmo. O projeto foi realizado pela professora Adriana Abrahão Facundes com uma classe de alunos da Escola Municipal “Dra. Nilza Maria Carbonari Ferragut, no Bairro Capela, em Vinhedo. Os alunos além de identificarem as necessidades do bairro, tiveram de sair a campo para constatar as deficiências e virtudes do bairro do entorno da escola, para depois representa-las graficamente.

Além desse piloto, a secretaria de meio ambiente do município de Vinhedo firmou parceria com a Sanasa/Campinas para troca de experiência quanto a redução de consumo de água nas escolas públicas, por meio da implantação de redutores de vazão do Consórcio PCJ, em torneiras e bebedouros. Em todas as escolas participantes foi constatada a redução do consumo de água, em média, de 20%. A secretaria de meio ambiente ainda contou com o apoio da secretaria de educação e do Serviço de água (Sanebavi) para aplicação de palestras em indústrias, grupos de terceira idade, escoteiros, escolas municipais e particulares sobre a problemática da escassez hídrica.

Menção Honrosa

O Consórcio PCJ ainda concedeu Menção Honrosa aos municípios de Americana, Nova Odessa, Rio das Pedras, São Pedro e Valinhos, pelas atividades de educação ambiental desenvolvidas em 2015.
A equipe do Consórcio PCJ apontou como pontos fortes de Americana a formação dos educadores, por meio da elaboração do “kit ao professor”, com excelentes sugestões de bibliografia, além da execução do Projeto Arte na Escola Municipal de Ensino Infantil “Aracati”.

O Plano de Sustentabilidade Hídrica, feito pelo município de Nova Odessa, que identificou 136 nascentes, além do trabalho de sensibilização feito para a criação Fundo Municipal de Preservação de Recursos Hídricos, que integra a Política Municipal de Proteção aos Mananciais de Água, chamou a atenção do Consórcio PCJ quanto ao compromisso do município para a disponibilidade hídrica das gerações futuras.

O uso do lúdico, tendo como ferramenta o teatro, foi o que destacou o projeto de Rios das Pedras nas ações de educação ambiental em 2015. Os alunos participantes realizaram gincanas de perguntas e respostas, e os resultados dessa atividade foram sistematizadas numa história que culminou com a elaboração da peça de teatro: “Sr. Sinistro na terra da pouca água”.

A parceria entre a secretaria de Meio Ambiente de São Pedro com o Senac resultou em atividades de leituras sobre o livro “POR UMA CIDADE SEM SEDE”, em que os alunos do terceiro ano (3ºB), da Escola Municipal de Ensino Básico “Prof. Abdala Rahal Farhat Neto”, puderam realizar a interpretação, expressão artística e realização de seminário para compartilhar os conhecimentos adquiridos.

Por fim, as ações planejadas e coordenadas de forma conjunta entre as secretarias e departamentos municipais, com o objetivo de aumentar a segurança hídrica de Valinhos, sendo que a educação ambiental ocupou um papel fundamental na adesão por parte da comunidade, também mereceu menção honrosa pela equipe do Consórcio PCJ.

Autoridades estiveram presentes para a entrega dos certificados

Os certificados foram entregues pelo prefeito municipal de Valinhos, Clayton Machado, que também é agente de interlocução da Diretoria do Consórcio PCJ, pelo Vice-presidente do Programa de Educação Ambiental da entidade e prefeito de Pedreira, Carlos Pollo, pelo Presidente do Departamento de Água (DAEV) e Vice-prefeito de Valinhos, Luiz Mayr Neto, e pelo secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz.

Machado destacou a importância da valorização da água com a execução de projetos de educação ambiental. “Esse líquido que, infelizmente, é mais barato do que muitos produtos ou serviços vendidos e comercializados no dia a dia, e muitas vezes as pessoas não o valorizam como deveriam valorizar”, pontuou o prefeito de Valinhos.

O vice-presidente do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ defendeu enfaticamente o combate ao desperdício de água. “A racionalização de água é necessária para que possamos ter água para a gerações futuras”, disse Pollo na abertura do Seminário. Ele ainda defendeu em seu discurso a construção das barragens de Pedreira e Amparo como importantes e fundamentais para a sustentabilidade hídrica futura, ressaltando também a necessidade da preservação das matas para garantir água nos rios e nascentes.

Por fim, o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, pontou sobre a história e os avanços do programa de Educação Ambiental da entidade, destacando o número de pessoas atendidas pelo projeto por ano, em média 200 mil alunos. “O Programa de Educação Ambiental do Consórcio trouxe o tema da água para mais próximo dos alunos, ao priorizar o entorno das comunidades atendidas”, comentou.

Saiba mais sobre os outros projetos que foram Destaques do Ano 2015 em Educação Ambiental:

Ações de Educação Ambiental no combate a escassez de água – Bragança Paulista (SP): o projeto teve como fundamento a realização de atividades com ênfase em no trabalho com músicas e linguagem artísticas. Cerca de 6 mil alunos de 30 escolas foram envolvidos com a iniciativa. Além do foco em músicas e produções artísticas sobre o tema da água, foram realizadas peças teatrais, exposições e elaboração de paródias. Paralelamente, foi realizado o projeto Escolas Sustentáveis, no qual 10 escolas receberam capacitações sobre o uso de cisternas e, com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, foi possível a instalação de mini cisternas em todas as escolas atendidas pelo projeto. Bragança implantou ainda o imposto ecológico pela Lei complementar nº 755/2013 e decreto nº 2157/2015, com a finalidade de incentivar medidas que estimulem a sustentabilidade por meio de benefícios tributários (REDUÇÃO do IPTU e ISS).

Educação Ambiental com foco nas problemáticas ambientais locais – Extrema (MG): A iniciativa teve como foco Instigar na Rede de Ensino, processos de Educação Ambiental que estimulem as novas gerações a exercerem sua cidadania de maneira atuante utilizando ferramentas da realidade local. Também foram trabalhados com os alunos a Agenda 21 do Município, um conjunto de resoluções tomadas na conferência internacional Eco-92, realizada na cidade do Rio de Janeiro entre 3 e 4 de junho de 1992, que balizaram as discussões ambientais.

E se essa fosse a última gota? – Jaguariúna (SP): 14 escolas do Ensino Infantil e 13 escolas do Ensino Fundamental participaram do projeto, que teve como objetivo conscientizar o aluno sobre o uso racional da água e a preservação do meio ambiente, fazendo-o entender que a preservação do meio ambiente deve fazer parte da rotina diária de cada um. “O Projeto buscou solucionar problemas estruturais e ambientais nas bacias hidrográficas, incentivando os agentes locais a refletirem e tomarem consciência dos problemas do meio em que vivem”, comentou Juliana Marconato, da secretaria municipal de Jaguariúna.

Multiplique essa Gota – Rio Claro (SP): O município realizou uma série de atividades como palestras sobre a situação dos rios, brincadeiras, jogo de basquete no qual foi feita a conscientização sobre resíduos sólidos e a coleta nas arquibancadas de materiais reciclados, além da realização da 1ª Olimpíada Ambiental 2015, sob o tema “Atitudes que podem mudar nosso rumo”.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo