Melhores fotos do Concurso “Matas Ciliares através de um click” serão expostas no Engenho Central de Piracicaba (SP) a partir do dia 21 de outubro

20/10/2011

Iniciativa comemora os 22 anos de Fundação do Consórcio PCJ, os 20 anos do Programa de Proteção aos Mananciais e o Ano Internacional das florestas

A exposição com as 80 melhores fotos do Concurso “Matas Ciliares através de um click”, promovido pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), acontece a partir da próxima sexta-feira (21), no Engenho Central de Piracicaba (SP), no Armazém XIV, ao lado da ponte pênsil. Durante a ocasião serão revelados os ganhadores do concurso e a realização de premiação dos três primeiros colocados em cada categoria – fotos tiradas nas bacias PCJ e fotos registradas em outras regiões.

A cerimônia de premiação ocorrerá a partir das 10h para convidados, autoridades e imprensa. Estão confirmadas as presenças do Prefeito de Piracicaba e Presidente dos Comitês PCJ, Barjas Negri, o Prefeito de Camanducaia (MG) e Presidente do Comitê PJ, Célio de Faria Santos, o Diretor Presidente da Agência Nacional de Água (ANA), Vicente Andreu e o Vice-Presidente do Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ, Mauro José Lauro, representando na ocasião o Presidente da entidade, Angelo Perugini. A exposição será inaugurada pelas autoridades presentes e aberta ao público a partir das 12h.

O Concurso Fotográfico “Matas Ciliares através de um click” foi organizado em comemoração pelos 20 anos do primeiro plantio de reflorestamento ciliar realizado pelo Programa de Proteção aos Mananciais, os 22 anos de fundação do Consórcio PCJ e pelo Ano Internacional das Florestas instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Também é objetivo do Concurso despertar na sociedade uma consciência preservacionista e a importância das matas ciliares e das florestas. Segundo dados da ONU, as florestas são responsáveis por produzirem 80% da energia que usufruímos diariamente, servem de abrigo para mais de 300 milhões de pessoas, além serem responsáveis pelo abastecimento de água de aproximadamente 50% das cidades do mundo.

22 anos de ações de reflorestamentos realizados pelo Consórcio PCJ

O Consórcio PCJ, desde 1991, desenvolve o Programa de Proteção aos Mananciais das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, do qual já foram plantadas 3,5 milhões de mudas em quase 2 mil hectares. Milhares de proprietários rurais foram conscientizados sobre a importância de recuperação de matas ciliares e o que isso acarreta ao meio ambiente e à população. O programa tem como objetivo fomentar a conscientização e a implantação de uma cultura preservacionista na sociedade.

As matas ciliares são de extrema importância para os rios no que diz respeito à manutenção e aumento da disponibilidade hídrica em uma bacia hidrográfica. As árvores possuem um poder de absorção de 50% da água que cai sobre uma floresta, uma vez que 20% elas absorvem para si próprias e 30% alimentam o lençol freático. Além disso, os outros 40% da água, são armazenados na copa das árvores, que por gotejamento infiltram no lençol freático e posteriormente abastecem nossos rios.

Comissão Julgadora

No total, o primeiro concurso fotográfico do Consórcio PCJ, recebeu 200 fotos, das quais, 80 – 40 de cada categoria – foram selecionadas pela comissão julgadora, para exposição no Engenho Central de Piracicaba e seguem na disputa pelos prêmios. O primeiro colocado de cada categoria, será premiado com uma máquina fotográfica Nikon D3100 (profissional) e uma viagem para a cidade de Bonito – MS, com acompanhante, hospedagem e pensão completa. Os segundos colocados ganharão uma câmera fotográfica Nikon D3100, e os terceiros, uma Câmara Sony Cyber-shot T110.

A comissão julgadora, contou com a presença de Carlos Zaith, fotógrafo especialista em esportes de ação e ecoturismo para revistas; Haroldo Palo, fotógrafo naturalista, diretor e produtor de documentários para National Geographic, da Editora Abril, e para a Tv Globo, também já realizou trabalhos para a o canal americano CNN; João Prudente fotojornalista da revista Terra da Gente; Monica Nunes, Editora do Portal Planeta Sustentável, da Editora Abril; Paulo Roberto Heise, fotojornalista e professor da Unimep-Piracicaba; Ronaldo Ribeiro, editor da revista National Geographic; e Tiago Altafini, fotojornalista e professor da Unimep-Piracicaba.

Exposição no Engenho Central vai até o dia 30

A exposição com as fotos do Concurso “Matas Ciliares Através de um Click” do Consórcio PCJ, acontece a partir desta sexta-feira (21) e vai até o dia 30 de outubro, diariamente, das 9h às 18h, inclusive aos finais de semana. O concurso é uma realização do Consórcio PCJ, com o apoio da Petrobras, Portal Planeta Sustentável, National Geographic, Prefeitura Municipal de Piracicaba, Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba – SEMAE, H2OMEM, Amstalden Fabbro e Associados Advocacia, Torres Turismo, Vento Verde Editora e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES e Ambev.

Serviço:

Evento: Coquetel de Exposição e Premiação das fotos do Concurso “Matas Ciliares através de um click”
Data: 21/10/2011
Horário: a partir das 10h
Local: Engenho Central de Piracicaba, Armazém XIV
Endereço: Avenida Beira Rio, s/n, entrada pela ponte pênsil.

Iniciativa comemora os 22 anos de Fundação do Consórcio PCJ, os 20 anos do Programa de Proteção aos Mananciais e o Ano Internacional das florestas

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo