Maria Cristina Muñoz Franco é a 3ª convidada do Gota d’Água Entrevista

O 3º episódio do Gota D’Água Entrevista já está disponível no canal do Consórcio PCJ no YouTube com a participação da mestre em educação, idealizadora da Baquara Educativa e ativista socioambiental, Maria Cristina Muñoz Franco. A conversa teve como tema central a utilização de ferramentas digitais na elaboração de atividades de educação ambiental. Clique no link a seguir e confira como foi o Gota d’Água Entrevista: https://youtu.be/0hyl70XFkA0

A iniciativa faz parte das atividades capacitações do Projeto Gota d’água 2021, que atende mais de 150 mil alunos a cada edição e é promovido pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ. Esse ano, o projeto está debatendo “A Década da transformação, alcançando as metas da agenda 2030 por meio da Educação”, e conta com o apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) e da Unesco Brasil.

A ativista Maria Cristina comentou sobre a criação da Baquara Educativa e da relação em produzir soluções de educação, principalmente, nos dias atuais em que a pandemia da COVID-19 ocasionou uma nova estruturação em todos os segmentos da sociedade, afetando diretamente esse setor que se viu diante de um grande desafio que é a realização de aulas à distância.

De acordo com a professora e pesquisadora da Baquara, a educação tem o poder de transformações na comunidade em que vive. Quando estudava biologia, Maria Cristina percebeu a importância do cuidado com o meio ambiente e foi a partir disso que entendeu sua paixão em ajudar o próximo através de ações socioeducativas no seu município, Bragança Paulista (SP).

Outro ponto abordado pela palestrante foi a questão sobre a desigualdade de acesso à educação e de como as experiências propiciadas pela pandemia podem gerar futuras políticas públicas na área de inclusão digital. Ela atentou como as escolas têm driblado essa situação, através de atividades impressas e grupos em redes sociais para que haja aproximação com as famílias e alunos.

Essa edição do Gota d’Água Entrevista possibilitou a interação de quatro participantes do Projeto para uma aula experimental com Maria Cristina, na qual ela demonstrou alguns conteúdos pedagógicos e ferramentas digitais para ampliação dos resultados com a educação à distância.

O Gota d’Água Entrevista já tinha recebido antes duas convidadas: a coordenadora de capacitação do SINGREH na ANA, Renata Maranhão e a coordenadora de Planejamento e Políticas de Recursos Hídricos do Ministério do Desenvolvimento Regional, Adriana Lustosa. Todas as entrevistas estão disponíveis no canal do Consórcio PCJ no YouTube.

A cada mês o Projeto Gota d’Água disponibiliza uma atividade para os participantes se capacitarem sobre o tema do ano e executarem atividades com os alunos de ensino fundamental nas escolas de rede pública dos municípios. O Projeto busca nesse ano sensibilizar sobre as metas do desenvolvimento sustentável e sobre a importância de toda a sociedade se comprometer em atingir essas diretrizes no transcorrer da década atual.

Sobre o Projeto Gota d’Água

O projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ), foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, a partir de 2015, passou a fazer parte do Projeto Gota d’Água. A iniciativa tem como objetivo intensificar

as ações de educação ambiental que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorria na prática. Em média, 150 mil pessoas são capacitadas pelas ações do projeto por ano nas Bacias PCJ.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo