Watec 2015: Maior usina de dessalinização de Israel produz 624mil m³ de água doce tratada por dia

Inaugurada em outubro de 2013, a maior usina de dessalinização por osmose reversa do mundo, Soreq, será visitada pela Comitiva do Consórcio PCJ, em meio à participação na quinta edição da WATEC – Israel 2015 (Conferência Internacional sobre Tecnologias da Água e Controle Ambiental), no dia 15 de outubro.
A ideia de Israel em criar usinas para transformar a água do mar em água doce teve início em 2001. “Foi um período muito crítico. Simplesmente não havia água em Israel”, afirma o cônsul israelense Boaz Albaranes.

A busca por segurança hídrica levou o governo de Israel, em 2011, investir US$ 500 milhões para erguer Soreq e aumentar a quantidade de água doce para abastecimento público no país, captando água do Mar Mediterrâneo.

A usina foi erguida pela IDE Technologies, companhia israelense que já construiu duas usinas de dessalinização de água no país junto com a Housing and Construction Group, construtora pertencente ao grupo Arison.

Localizada a 15 quilômetros ao sul de Tel Aviv, Soreq produz 624.000 m³por dia de água doce, o que representa 7,23 m³/s, suficientes para abastecer uma cidade com população de mais de 2 milhões de habitantes. Para Boaz,  a usina tem extrema relevância para a história de Israel, uma vez que apresenta solução para a crise hídrica.

Comitiva Consórcio PCJ Watec Israel 2015

A comitiva do Consórcio PCJ ficará em Israel do dia 10 a 17 de outubro de 2015. Além de visitar a Feira WATEC e a Usina Soreq, os participantes conhecerão o Reservatório Eshkol, a ETA de Mekorot, a ETE Shafdan, agriculturas irrigadas com água de reuso e por gotejamento, e o Serviço de Abastecimento de Jerusalém.

Ao enfrentar e superar décadas de escassez de água, Israel ganhou enorme experiência acumulada por ter desenvolvido soluções únicas em áreas como a Gestão da Água, Águas Residuais e tratamento de água, dessalinização, Segurança da Água e Irrigação por gotejamento. São essas experiências que o Consórcio PCJ quer buscar para incentivar nas Bacias PCJ e em todo território nacional diante da pior crise hídrica dos últimos 90 anos.

Os interessados em participar da comitiva do Consórcio PCJ WATEC Israel – 2015, em parceria com a Missão Econômica de Israel, devem entrar em contato com o Sr. Fernando Menezes, através do email menezes@adturismo.com.br e telefone: (11) 5087-3455, e também com Ana Claudia da Missão Econômica de Israel pelo email ana.felisardo@israeltrade.gov.il e telefone (11) 3095-3111.

O Consórcio mantém um plantão de dúvidas pelo telefone (19) 3475 9400 e pelo e-mail agua@agua.org.br.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo