Maior eficiência no consumo de água é demonstrado na Casa Modelo EcoDecor

18/11/2011

Estatísticas baseadas em médias mundiais de consumo comprovam que o banheiro é um dos ambientes da residência onde mais se consome água: vaso sanitário, torneira e chuveiro respondem por 66% do volume, segundo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). A mostra Casa Modelo EcoDecor apresenta novos materiais que são mais econômicos além de ideias de decoração sustentável para o seu banheiro. A exposição acontece até o dia oito de dezembro na sede do Consórcio PCJ.

A Casa Modelo possui dois banheiros (masculino e feminino), para uso dos visitantes e um banheiro pedagógico, de cunho educativo, para exemplificação de iniciativas de uso racional de água e energia elétrica.

No banheiro pedagógico há a demonstração dos três modelos mais econômicos de torneiras: com temporizador, com temporizador e 1/6 de volta e a com sensor. As torneiras convencionais possuem ¼ de volta, e já são econômicas, porém, a Docol, uma das parceiras da Casa Modelo EcoDecor, trouxe a novidade da torneira com 1/6 de volta, promovendo o menor consumo, liberando menos água que as torneiras convencionais, porém, dando sensação de abundância ao usuário devido ao seus sistema de aeração que injeta bolhas de ar a água liberada.

“No caso de residências, para contar com ambientes econômicos, o consumidor final deve ser orientado quanto ao comportamento, buscando um consumo de água mais consciente no dia-a-dia”, atenta o engenheiro de produtos e pesquisador da Docol, Fabiano da Veiga.

Na Casa Modelo EcoDecor, o público também pode conferir mais uma alternativa econômica à já tão conhecidas caixas acopladas aos vasos sanitários, com dois botões de acionamento, como a válvula de descarga de duplo comando. Atualmente, o volume de água normalmente liberado pela bacia sanitária convencional é de 6,8 litros (volume de descarga recomendado pelas normas da ABNT).

Porém, o acabamento da válvula de descarga Salvágua, da Docol, permite ao usuário controlar o volume a ser utilizado, por meio do acionamento de duas simples teclas. Uma para sólidos, mantendo o volume total da descarga (6,8). Outra reduzida para 4 litros – no caso de limpeza apenas dos líquidos, que responde pelo uso mais freqüente. Só com o uso deste dispositivo, é possível gerar uma economia de aproximadamente 30% no consumo. A empresa também trouxe para demonstração a válvula de descarga de acionamento por sensor.

Para tomar banho, em nossa cultura não tão consciente, o brasileiro urbano leva em média 10 minutos. Levando em conta que o chuveiro de uma casa dispensa aproximadamente 20 litros/min, em um banho de 10 minutos o usuário gastaria 200 litros de água.

No banheiro da Casa Modelo EcoDecor, os visitantes conhecerão um sistema que compartilha o uso de aquecedor solar com o chuveiro elétrico. A água que vem do aquecimento pelas placas solares leva determinado tempo para ser aquecido, o que normalmente faz com que as pessoas liguem o chuveiro e esperem pela água quente, economizando energia, mas gastando água.

Pelo sistema da EcoDecor, um sensor é ligado ao chuveiro elétrico e enquanto a água do aquecedor solar não chega quente, a resistência do chuveiro é acionada. Assim, que água quente do aquecedor chega ao chuveiro ela é desligada, gerando, desse modo, consumo racional de água e energia elétrica.

Estas e outras novidades podem ser conferidas na Casa Modelo EcoDecor, que está acontecendo até o dia oito de dezembro na sede do Consórcio PCJ, em Americana (SP), na Av. São Jerônimo, 3100. Informações podem ser obtidas pelo site www.casaecodecor.com.br ou pelo www.agua.org.br, além do telefone (19) 3475 9400.

A mostra “Casa Modelo EcoDecor”, é promovido pelo Consórcio PCJ e tem como objetivo mostrar as novas práticas de construção civil e decoração sustentáveis, além de promover na população a conscientização sobre a necessidade de se investir nessas novas ideias, com possibilidade de aquisição de produtos no mercado convencional, ou orientação sobre onde é possível encontrar tais iniciativas.

A iniciativa conta com patrocínio de empresas com compromisso com a sustentabilidade, entre elas, a Caixa Economica Federal, Jornal TodoDia, HM Construtora, CPFL Energias, Docol, Ajinomoto, Petrobras/Replan e Invista, além de contar com os apoios da prefeitura de Americana, Rádio Azul Celeste, Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), Associação de Engenheiros e Arquitetos de Americana (AEAA), do Instituto de Arquitetos do Brasil, AmBev, Tintas Sherwin Williams, Sunlab Power, Cereja, House Luz Iluminação e Estilo, Sindicato da Arquitetura e da Engenharia, Tintas Hydronorth, PMK Propaganda e Marketing. O projeto está sendo supervisionado pelo arquiteto Antônio Giocondo.

 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo