Livro do Conselho Mundial da Água traz o Consórcio PCJ como exemplo nacional de boas práticas na gestão de recursos hídricos

O Livro ‘Comece Pela Água’, publicado em março de 2018 pelo Conselho Mundial da Água (WWC na sigla em inglês), durante a realização do 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília (DF), traz como um dos seus destaques a a importância para a gestão integrada dos recursos hídricos a existência do Consórcio PCJ.

A publicação trata que o Consórcio PCJ foi pioneiro no país e fomentador da criação da Política de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, em 1991, e da Política Federal, em 1997, o que contribuiu para a criação do primeiro comitê de bacia hidrográfica do Brasil.

Ainda é destacado pelo Conselho Mundial da Água no texto a relevância da “Campanha 2000: Redenção Ecológica da Bacia do Rio Piracicaba” para o desenvolvimento ambiental da região e que esse movimento acabou ocasionando a Fundação do Consórcio PCJ.

A página 42 da publicação é inteiramente dedicada a história de Piracicaba, cuja o Consórcio foi responsável pelo planejamento das ações regionais e bacias hidrográficas. O texto tem como título “Conectando Comunidades de Bacias Hidrográficas e Políticas Hídricas Inovadoras”, e inicia sua explanação sobre o início da poluição no Rio Piracicaba, sendo percebida na década de 1950, com a morte dos peixes da espécie Jaú (Zungaro Zungaro) e todo o esforço da comunidade local para promover ações e legislações de recuperação e proteção ambiental.

No texto, o Conselho aponta sobre os impactos positivos nesses anos todos de criação do Consórcio PCJ, destacando a implantação de um sistema de cobrança voluntária pelo uso da água, em 1999, a ampliação do tratamento de esgoto de 3% para 75%, o que fez das Bacias PCJ referência nacional e internacional em gestão da água.

A publicação “Comece pela Água”, possui 94 páginas que abordam temas referentes a inclusão da água nas agendas de ação locais a fim de promover mudanças globais. Canindé, no Ceará, Recife, em Pernambuco, Catalunha, na Espanha e Buenos Aires, na Argentina, também possuem suas histórias contadas como referência na gestão hídrica. O objetivo da publicação é auxiliar em diversas formas de planejamento como: definir regras justas para todos e mostrar como garantir investimentos para o futuro, maximizando recursos e auxiliar na administração do saneamento.

O Conselho Mundial da Água ou, como é mundialmente possui como membros mais de 300 organizações do mundo inteiro, entre elas o Consórcio PCJ. Fundado em 1996, sua sede está localizada em Marselha, na França. A organização internacional tem como missão mobilizar ações sobre questões críticas da água em todos os níveis e a tomada de decisões. O Conselho concentra-se nas dimensões políticas da segurança da água, adaptação e sustentabilidade, além de promover o maior evento sobre água do planeta, o Fórum Mundial da Água.

A publicação Comece pela Água pode ser acessada na biblioteca digital do site do Consórcio PCJ, em www.agua.org.br/biblioteca, dentro do canal Publicações.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo