Sala de
IMPRENSA

Página Inicial » Notícias

Livro comemorativo de 12 anos do Projeto Conservador das Águas cita apoio do Consórcio PCJ

27 abril 2018



O projeto Conservador das Águas, existe desde 2005, com a promulgação da primeira lei municipal no Brasil a regulamentar o Pagamento por Serviços Ambientais relacionados à água. No livro comemorativo de 12 anos da iniciativa, no capítulo 2 – Gestação, é citado o apoio recebido do Consórcio PCJ para a concretização do projeto.

Na página 37 do referido capítulo, consta “Em 1999, com o apoio do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, coordenado pelo engenheiro Francisco Carlos Castro Lahóz, foi concluído o primeiro termo de referência para a elaboração de diagnóstico dos recursos hídricos nas sub-bacias. Esta proposta, então, foi levada ao superintendente da Sabesp, Sr. Edilson Airoldi e, logo em seguida, foi formado um grupo de técnicos para formatar um plano de trabalho com a presença do Geógrafo João Roberto Miranda e Agrônomo Sérgio Antônio da Silva. A referida equipe trabalhou na proposta até o ano 2000”.

O projeto Conservador das Águas consiste num auxílio financeiro oferecido a proprietários rurais que se disponham a implantar projetos e metas estabelecidas pelo Departamento de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e que focam a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente em suas terras. Além disso, a iniciativa contribui para que os produtores rurais deixem de ser vistos como culpados pelas degradações ambientais e passem a ser tratados como “Conservadores” das águas e do meio ambiente.

Em 12 anos, o projeto já assinou 238 contratos com proprietários rurais, tendo investido mais de R$ 5 milhões em repasses a esses proprietários, e atendido 6.523 hectares de áreas preservadas. Foram plantadas mais de 1,5 milhão de mudas de árvores nativas.

“Envolver a comunidade no processo de recuperação e preservação ambiental é o pontapé inicial para o sucesso de qualquer projeto. Nós sempre acreditamos no potencial do Conservador das Águas e que hoje inspira tantos outros projetos similares nas Bacias PCJ e no Brasil”, comenta o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz.

Tanto o primeiro livro que narra a implantação do projeto quanto a edição comemorativa de 12 anos da iniciativa, podem ser acessados na biblioteca digital do site do Consórcio PCJ, em www.agua.org.br.

Assessoria de Comunicação do Consórcio PCJ

 


VOLTAR



Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Av. São Jerônimo, 3100 - Americana, São Paulo, 13470-310 Brasil
19 3475-9400
PCJ
©Consórcio PCJ 2018 | Todos os direitos reservados
Criação
Manutenção Bk360 Agência Publicidade Propaganda Digital
1
×
Olá, podemos ajudar?