Município associado ao Consórcio PCJ recebeu prêmio do Instituto Trata Brasil
O município de Limeira, associado ao Consórcio PCJ, foi reconhecido em mais uma premiação sobre saneamento no último dia 27. Realizado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a cidade foi contemplada no 8º Prêmio Casos de Sucesso, na categoria “Atingimento das Metas de Perdas de Água”.
O prêmio foi entregue para o prefeito e presidente do Consórcio PCJ, Mario Botion e o diretor da concessionária BRK Ambiental, Fernando Mangabeira. “Limeira, dois anos atrás, perdia 20,19% da água potável nos sistemas de distribuição, e esse índice é abaixo do estabelecido pela legislação. Isso graças a um sistema eficiente e de qualidade no processo de levar água até a casa dos nossos munícipes”, disse o chefe do Executivo. Na sequência, ele atualizou a medição atual de perdas de água. “Agora, em maio, estamos em 17,5%, que é um percentual abaixo da época em que a pesquisa foi realizada.
Mangabeira, por sua vez, lembrou que o trabalho não para por aqui: “A meta sempre será ter o mínimo de perda de recurso hídrico, algo que reflete diretamente na preservação do meio ambiente e, claro, na qualidade de vida da população. Continuaremos trilhando esse caminho em busca de resultados ainda melhores”.
“Perdas d’água” foi tema central do ÁguaCast, pod/videocast do Consórcio PCJ feito para comemorar os 35 anos que a entidade completa em outubro deste ano. Na ocasião, tanto o prefeito de Limeira, Mario Botion, quanto o diretor da concessionária da BRK Ambiental, Fernando Mangabeira participaram. Os episódios estão disponíveis no Youtube e Spotify
Ações da BRK para reduzir as perdas
Vale destacar que o trabalho para redução da perda de água em Limeira é contínuo. Ao longo do ano de 2023, por exemplo, a BRK realizou diversas ações como o hasteamento, que consiste na pesquisa de vazamentos não visíveis nas redes e ramais de distribuição de água, com o uso de equipamentos que detectam perdas por meio de ruídos e vibrações. Só no ano passado, a ação resultou em 344 ocorrências identificadas e reparadas. Para atingir este resultado, a equipe percorreu cerca de 544 quilômetros de redes.
Além da detecção e reparo dos vazamentos invisíveis, outras medidas adotadas foram: ações para substituição de hidrômetros, substituição de 2.943 metros de redes de ferro fundido por novas tubulações de PEAD – material mais resistente e menos suscetível a rompimentos, bem como a substituição preventiva de 387 ligações em bairros com maior incidência de vazamentos.
Apoio texto: ASSCOM BRK Ambiental e Prefeitura de Limeira