Limeira inicia ações de Educação Ambiental para o ano de 2016

O município associado de Limeira (SP) retomou no dia 25 de fevereiro a capacitação dos educadores com o lançamento do Programa de Educação Ambiental para o ano de 2016, que integra os projetos “Gota D’Água” do Consórcio PCJ e “Município VerdeAzul”. O evento, realizado no Teatro Nair Bello, no Parque Cidade, contou com a participação do prefeito Paulo Hadich, dos secretários municipais de educação e de meio ambiente, respectivamente, Adriana Motta e Alquermes Valvasori, e da gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges.
O Programa de Educação Ambiental do município busca promover ações de conscientização e sensibilização ambiental na comunidade escolar, que é compreendida por alunos, educadores e colaboradores. O programa é uma iniciativa da Prefeitura de Limeira, por intermédio das secretarias de Educação e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, além de contar com o apoio do Consórcio PCJ.

Durante o evento, 30 escolas da rede municipal, além das que fazem parte do Bolsa Creche, receberam certificados por terem se destacado nas ações de sensibilização ambiental, envolvendo diversas áreas do saber e também as famílias dos alunos. Cerca de 22 mil alunos participaram do projeto em 2015.

O prefeito Paulo Hadich falou aos educadores sobre os avanços e melhorias das questões ambientais que estão sendo realizadas no município, além da recente conquista do selo Município VerdeAzul. “A conquista deste selo demonstra a importância de onde queremos chegar com o projeto de Educação Ambiental. Limeira está em uma condição diferenciada em vários aspectos ambientais. Conseguimos financiamento e estamos fazendo melhorias no saneamento básico”, disse.

Segundo Hadich, durante a crise hídrica vivida no ano passado, Limeira optou pela educação no uso consciente da água. “Oferecemos 100% de água tratada, serviço de coleta de lixo em todas as residências, além disso, somos umas das poucas cidades que conseguiram concluir o plano de resíduos sólidos. Nosso objetivo é pensar no futuro, mas, para isso, é necessário que cada cidadão faça a sua parte para garantirmos um meio ambiente equilibrado”, informou.

A secretária de educação, Adriana Ijano Motta, ressaltou a importância e o êxito do projeto executado no ano passado pelas escolas. “Nós esperamos que esse ano nós tenhamos o mesmo desempenho obtido no ano anterior, tendo em vista um tema tão relevante para a nossa sociedade”, disse.

“O projeto Gota D’ Água já demonstra o quanto devemos mudar as nossas atitudes. O nosso objetivo é dar sustentabilidade ao nosso município. Esse projeto visa representar a qualidade de tudo que estamos desenvolvendo”, declarou o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Alquermes Valvasori.

A gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges, falou da parceria da Prefeitura com a entidade. “Desde 1997, o município envolveu 300 mil alunos da rede municipal de ensino em suas atividades, por isso, diante do número de participantes por ano, não seria exagero dizer que todas as pessoas em Limeira em algum momento já tiveram contato com as ações do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ”, disse.

Tiago Georgette, diretor de educação ambiental da Prefeitura, explicou que as escolas que receberam certificados por terem desenvolvido o projeto foram as que participaram de todas as formações, HTPCs (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo), além de terem trabalhado a educação ambiental em duas áreas de conhecimento do currículo pedagógico e ainda ter realizado ações que envolveram a participação da comunidade. “O projeto terá início a partir de hoje, com a apresentação do programa aos educadores, e seguirá até setembro. Este ano, pretendemos fazer o encerramento em dois momentos. Além do encerramento festivo que envolve as escolas, haverá uma reunião que servirá para prestação de contas”, informou Georgette.

 

Limeira2

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo