Limeira é a sede do 6º Encontro Regional do Projeto Gota d’Água

Cidade está entre os municípios com melhores índices de saneamento básico do Brasil e registra uma das menores perdas hídricas no país

O Consórcio PCJ realiza na próxima quarta-feira, dia 15 de maio, em Limeira (SP), o sexto encontro regional do projeto Gota d’Água 2019, organizado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental da entidade. Na sede da Secretaria Municipal de Educação, o evento vai reunir educadores, representantes de Meio Ambiente e Educação e gestores de saneamento e abastecimento de água de Limeira e também de cidades vizinhas. Com o tema “Desafio Água e Saneamento”, estão programados até junho dez encontros regionais do projeto. Nos intervalos das capacitações presenciais, o Consórcio PCJ utiliza aplicativo de envio de mensagens para smartphones para difundir experiências e também promove encontros a distância, por meio de EAD. A primeira aula on-line já está disponível e os participantes devem se inscrever pelo site www.agua.org.br/cursos. Este ano, a iniciativa conta com a parceria da ARES-PCJ, que tem ampliado a atuação do projeto ao incluir cidades reguladas pela agência.

Limeira conta com uma extensa rede hidrográfica. O município soma aproximadamente 603 quilômetros de cursos d’água pertencentes às Bacias do Ribeirão do Pinhal, Ribeirão Tatu, Ribeirão da Geada, Ribeirão da Lagoa Nova, Ribeirão do Bernardino e Córrego da Corredeira, contribuintes da Bacia do Rio Piracicaba.

De acordo com o Ranking 2018 do Instituto Trata Brasil, que avalia as 100 maiores cidades do País, Limeira ocupa a sexta posição em nível de eficiência na prestação de serviços de água e esgotos.

Com mais de 300 mil habitantes, foi o primeiro município do País a conceder o serviço de saneamento básico à iniciativa privada. Desde 1995, com a responsabilidade de gerir e operar os serviços de água e esgoto na cidade, em mais de duas décadas de trabalho a concessionária BRK reduziu em 15% o volume de água captada e tratada em Limeira e, desta forma, preservou os mananciais da Bacia do Rio Piracicaba. Isso só foi possível com a diminuição das perdas hídricas em cerca de 5 bilhões de litros de água por ano.

O conjunto de ações realizadas pela concessionária ao longo dos anos também permitiu que Limeira passasse praticamente ilesa na crise hídrica que comprometeu o abastecimento em muitos municípios paulistas entre 2014 e 2015.

Andréa Borges, gerente técnica do Consórcio PCJ e coordenadora do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental responsável pela realização do Gota d’Água, destaca na experiência de Limeira a importância de se manter um planejamento a longo prazo. “Independentemente da mudança de prefeitos, a cidade optou por um investimento continuado na gestão da água e expansão do direito universal ao saneamento básico”, observa.

Graças ao trabalho conjunto do Consórcio PCJ e da ARES-PCJ, o número de municípios participantes nesta edição do Gota d’Água foi ampliado, passando de 42 para 70 cidades envolvidas na parceria inédita. Carlos Roberto Gravina, diretor técnico da ARES-PCJ, observa que a atuação no projeto contribui para difundir as ações da agência reguladora. Pesquisa recente indica que somente 2% da população sabe quais são as atribuições da entidade. Entre todas as competências, o executivo explica que, além de praticar a regulação das tarifas, a agência fiscaliza a qualidade da água tratada distribuída às comunidades. “A ARES-PCJ tem importância fundamental no dia a dia das pessoas e é preciso conhecê-la”, ressaltou.

Para que se saiba mais sobre o trabalho realizado pela ARES-PCJ, a primeira aula on-line disponível no site do Consórcio PCJ destaca justamente as ações de fiscalização e monitoramento realizadas pela agência reguladora. A vídeo-aula é ministrada por Daniel Manzi, coordenador de Fiscalização da ARES-PCJ, e pode ser acessada em www.agua.org.br/cursos

Grupo de discussão

Desde o primeiro encontro regional realizado em Amparo, no dia 3 de abril, os participantes adicionados a um grupo no WhatsApp contribuem com perguntas, ideias e sugestões. Em Ribeirão Preto, Atibaia, Campinas e Indaiatuba, o grupo foi ampliado com a inclusão de novos membros. “Cidade após cidade, vem sendo criada uma rede muito forte que usa o WhatsApp como uma ferramenta a favor da sustentabilidade e da eficiência hídrica”, observa o biólogo Thiago Pietrobon, consultor do Consórcio PCJ.

Ao final dos encontros regionais, os participantes recebem um kit com materiais educativos. O gibi “Turma do Lamba – De olho na água”, o jogo dos 7 erros no uso da água e a publicação “Água: vamos falar sério?” foram elaborados especialmente para que os educadores possam trabalhar em sala de aula com conceitos amplos, como preservação dos rios e uso consciente da água no dia a dia. O material também possui uma versão on-line disponível em “Publicações”, na Biblioteca Digital do site: www.agua.org.br

Agende-se

Este ano, o Gota d’Água será realizado em uma área bem mais abrangente e vai contemplar quatro bacias hidrográficas (PCJ, Pardo, Tietê Jacaré e Sorocaba Médio Tietê). Isto só é possível com a parceria inédita da ARES-PCJ. Desde a criação, em 2015, o Gota d’Água capacita em média 150 mil pessoas ao ano com educação e sensibilização ambiental voltadas à gestão hídrica e proteção dos rios, além de promover o uso sustentável da água e a conservação do meio ambiente.

Depois de Amparo, Ribeirão Preto, Atibaia, Campinas, Indaiatuba e Limeira, o projeto tem mais quatro encontros regionais programados nas cidades de Piracicaba (22/05), Pirassununga (29/05), São Carlos (06/06) e Sorocaba (26/06).

Nos intervalos das capacitações presenciais, o Consórcio PCJ realizará encontros a distância, por meio de EAD, no canal Cursos online no site da entidade (www.agua.org.br/cursos). Também vem sendo criado um grupo de WhatsApp do projeto em cada encontro regional para troca de experiências entre os participantes e socialização de ideias e sugestões.

As capacitações são destinadas a professores e estudantes de escolas públicas, além de técnicos das secretarias de Meio Ambiente e dos serviços de saneamento e representantes das comunidades locais. Por meio de atividades educativas socioambientais, troca de experiências, uso de ferramentas tecnológicas e redes sociais, o projeto busca destacar a importância do planejamento e da ação cidadã para a sustentabilidade hídrica.

Em novembro, será realizado o Seminário de Avaliação sobre a iniciativa. Nessa oportunidade, os municípios participantes terão de apresentar vídeos de até três minutos de duração com as ações desenvolvidas com o tema do projeto de 2019. Caberá a uma banca avaliadora escolher os trabalhos que receberão os prêmios “Destaque do ano” e “Sua gota faz a diferença”.

Sobre o Projeto Gota d’Água

O projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ), foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, a partir de 2014, passou a fazer parte do “Projeto Gota d’Água: #PreserveCadaGota”. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorria na prática. Em média, 150 mil pessoas são capacitadas pelas ações do projeto por ano nas Bacias PCJ. Em 2019, as capacitações têm como proposta debater o tema água e saneamento, por meio de uma parceria inédita e exclusiva com a ARES-PCJ, a agência de regulação dos serviços de saneamento, o que ampliou os municípios atendidos pelo projeto.

SERVIÇO

Gota d’Água – Encontro Regional Limeira
Data: 15/05/2019
Horário: 9 horas
Local: Secretaria Municipal de Educação
Rua João Kuhl Filho, s/nº, Vila São João (Parque Cidade de Limeira) – Limeira (SP)
Informações: www.agua.org.br

SAIBA MAIS

Consórcio PCJ

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) foi fundado em 13 de outubro de 1989 como uma associação de direito privado sem fins lucrativos. É composto por municípios e empresas compromissados com a recuperação dos mananciais em sua área de abrangência.

A conscientização dos setores da sociedade sobre os problemas que envolvem os recursos hídricos, o planejamento e as ações para manutenção e recuperação de mananciais são a base do trabalho realizado pelo Consórcio PCJ.

Gerida por um Conselho de Consorciados, a entidade desenvolve programas de preservação e recuperação ambiental, com foco na sustentabilidade hídrica.

Para mais informações, acesse: www.agua.org.br

ARES-PCJ

A Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), instalada em 2011, tem a função de regular e fiscalizar os serviços públicos de saneamento básico nos municípios. Atualmente, 56 cidades são associadas à ARES-PCJ. De acordo com o Censo IBGE de 2017, a população estimada nestes municípios soma 7.457.498 habitantes.

Para mais informações, acesse: www.arespcj.com.br

Texto e foto: MXP Comunicação

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo