Lançamento Metas para Sustentabilidade Hídrica

Na próxima sexta-feira, dia 16 de setembro, o presidente do Conselho Mundial da Água e secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Benedito Braga, fará durante a Reunião Plenária do Consórcio PCJ, em Americana (SP), o lançamento do 8º Fórum Mundial da Água para a comunidade das Bacias PCJ. O Fórum terá como sede a cidade de Brasília (DF), em 2018.

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) tem a honra de convidar os veículos de imprensa para o lançamento das “22 Metas para a Sustentabilidade Hídrica Futura frente aos Desafios Climáticos (MSHF)”, durante a Reunião Plenária da entidade, na cidade de Americana (SP).

Essas metas foram elaboradas pelo próprio Consórcio PCJ para os próximos 30 anos buscando assegurar a Sustentabilidade Hídrica para o abastecimento público, do setor industrial e da área rural frente aos Desafios Climáticos, além disso, buscam transformar a sociedade e prepará-la para a ocorrência de eventos hidrológicos extremos, que tendem a ser cada vez mais recorrentes devido às mudanças climáticas.

Um exemplo disso é são as Bacias PCJ, que passaram pelos anos de 2014 e 2015 com a mais grave crise hídrica, com chuvas muito abaixo das precipitações médias. Essa ocorrência prejudicou o acesso à água de muitas comunidades e quase secou completamente o Sistema Cantareira, principal reserva de água para a região. Em contrapartida, em 2016, nos meses de maio e junho as chuvas superaram as médias históricas e promoveram a substancial recuperação do Sistema Cantareira, antes atentada que poderia levar cinco anos ou mais.

As Metas para a Sustentabilidade Hídrica Futura Frente aos Desafios Climáticos pretendem sensibilizar o poder público, privado e a comunidade em geral sobre a necessidade de práticas que minimizem os impactos das mudanças climática na gestão da água e seus consequentes efeitos para a disponibilidade em quantidade e qualidade desse precioso líquido.

Lançamento do livro “A História Contada por Nós Mesmos”

A obra traz um panorama da evolução da educação ambiental na região, os resultados obtidos, e principalmente, a percepção e o sentimento daqueles que ajudaram a construir essa história, trabalhando dia a dia, de oficina em oficina, pessoa por pessoa. Ao final do livro, há uma relação de vários projetos de Educação Ambiental que foram aplicados.

O prólogo da publicação foi assinado pelo jornalista e escritor de vários livros sobre meio ambiente, história e cidadania, José Pedro Martins, que acompanha toda a história do Consórcio PCJ, desde a sua criação, em 1989, até os dias atuais.

Em razão do lançamento do livro, durante a Reunião Plenária do Consórcio PCJ serão distribuídos aos participantes exemplares da publicação.

Sobre a Reunião Plenária do Consórcio PCJ

A Reunião do Conselho de Associados do Consórcio PCJ acontecerá na próxima sexta-feira, dia 16, no hotel NOHotel, localizado na Rua Ítalo Boscheiro, 555, Campo Limpo, Americana (SP), a partir das 9h. Além do Fórum Mundial da Água Brasília-2018, farão parte dos temas a serem discutidos no encontro: o lançamento das Metas para Sustentabilidade Hídrica Futura frente aos Desafios Climáticos; apresentação do Convênio entre o Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) com o Consórcio PCJ; atualidades acerca do Sistema Cantareira e Barragens de Amparo e Pedreira; Lançamento do Livro “A História Contada por Nós Mesmos”; Homenagens aos viveiros dos municípios pelos 25 anos do Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ; Homenagens aos fundadores da Campanha Ano 2000, que deu origem à criação do Consórcio PCJ; aprovação do Conselho de Transição, formado pelas empresas associadas, que deverão assumir a presidência do Consórcio PCJ de 01/01/2017 a 31/03/2017, durante a vacância dos municípios na presidência da entidade devido ao processo eleitoral; e discussões sobre a disponibilidade hídrica nas Bacias PCJ.

Serviço:

Evento: 78ª Reunião Ordinária do Consórcio PCJ
Data e Horário: 16/09/2016, a partir das 9h
Local: Hotel NOHotel – Rua Ítalo Boscheiro, 555, Campo Limpo, Americana (SP)

O evento é aberto à imprensa em geral. Confirmações de presença devem ser feitas pelo e-mail imprensa@agua.org.br ou pelo telefone (19) 3475-9408.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo