Lamba e sua turma estão de volta!

Peça de teatro que encantou o interior de São Paulo com dicas sobre uso sustentável da água e informações sobre saneamento básico volta a rodar escolas com novas apresentações

A iniciativa é patrocinada pela ARES-PCJ e a idealização do projeto é do Consórcio PCJ

A peça de teatro “Turma do Lamba contra os Inimigos da Natureza”, uma iniciativa financiada pela Agência Reguladora do Saneamento (ARES-PCJ), está com a segunda temporada de exibições rodando municípios da área de atuação da agência e do Consórcio PCJ, detentor dos direitos autorais de uso da marca dos personagens. Já receberam a peça esse ano, os municípios de Leme (05/04), Araraquara (06/04) e São Carlos (12/04). No total, 51 municípios receberão a peça de teatro, em mais de 100 exibições. A lista completa está disponível no final do texto.

As apresentações vão ocorrer até o mês de setembro de 2023 e tem como objetivo levar às escolas da rede de ensino municipal conceitos sobre o uso racional de água, saneamento básico, gestão de resíduos e o papel da regulação no setor.

“A peça de teatro A Turma do Lamba, um projeto de sensibilização ambiental desenvolvido pela ARES-PCJ em parceria com o Consórcio PCJ e a produtora Bilateral Filmes, rodou 55 municípios em 2022 e foi um enorme sucesso entre as escolas e as crianças dos municípios participantes. Devido ao sucesso e sua importância para a educação ambiental, decidimos dar continuidade no ano de 2023, ampliando o projeto para mais 100 novas apresentações teatrais gratuitas. Acreditamos que teremos, junto a essa nova geração, frutos relevantes para a preservação do meio ambiente e cuidado com a natureza”, comenta o diretor geral da ARES-PCJ, Dalto Favero Brochi.

A peça de teatro conta as aventuras do Lamba, um peixe inspirado na espécie lambari, que junto de seus amigos, o Pescador com sua netinha, Lalá, o peixe Sr. Mandilson e a agente da ARES-PCJ, Dora, vão ensinar crianças e adolescentes sobre a importância do uso eficiente da água, o descarte correto de resíduos e o combate à poluição dos rios, com muita diversão e músicas inesquecíveis. Toda a trilha sonora foi composta exclusivamente para as apresentações.

“O teatro tem o poder de comover, de emocionar e, claro, de ensinar. A peça da Turma do Lamba é uma poderosa ferramenta de sensibilização e, também, uma forma de unir as pessoas, por meio de ações educomunicativas, num momento em que estamos precisando levar mais leveza e empatia às escolas”, atenta a gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges.

O Consórcio PCJ também promoverá as apresentações da Turma do Lamba aos seus associados que não são atendidos pela ARES PCJ (Bragança Paulista, Camanducaia, Extrema, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Monte Mor, Paulínia, Piracaia, Saltinho, Santa Gertrudes e Vargem), bem como, no município de Jundiaí, por meio do Projeto Olhos da Serra, com a parceria da Coca-Cola Brasil e a Coca-Cola FEMSA. Mais informações sobre estas apresentações estarão disponíveis no site do Consórcio PCJ a partir do segundo semestre de 2023.

Sobre a Turma do Lamba

A Turma do Lamba foi idealizada pelo Consórcio PCJ como uma ferramenta de educomunicação para sensibilização ambiental acerca da gestão de recursos hídricos, composta por quatro personagens: Lamba (peixe inspirado no lambari), Sr. Mandilson (peixe inspirado na espécie mandi), o Pescador e a sua neta Lalá. Gibis e animações foram produzidos para narrar histórias sobre a importância do uso correto da água, reflorestamento ciliar, saneamento básico, entre outros temas. As personagens também já ilustraram campanhas de sensibilização de conteúdos impressos e digitais, além de estarem presentes no livro de Orientação ao Educador “Educação Ambiental para a Gestão de Recursos Hídricos”, editado pelo Consórcio PCJ. Os materiais encontram-se disponíveis na Biblioteca Digital do site: www.agua.org.brParceria ARES-PCJ

Em 2022, a ARES-PCJ firmou convênio com o Consórcio PCJ para realização de ações de educação ambiental que promovam a sensibilização de jovens sobre o uso racional da água, a importância do saneamento e o papel da agência reguladora. As conversas evoluíram para a produção de uma peça de teatro que trabalhasse os temas propostos e divulgasse as ações da ARES-PCJ, por meio da personagem Dora. Assim, foi contratada a produtora Bilateral Filmes para a produção e formatação da peça. O sucesso do projeto foi tanto que a ARES-PCJ renovou o convênio e ampliou o número de apresentações, que agora serão em 100 exibições, em 51 municípios da área de atuação da Agência e do Consórcio PCJ.

Calendário das apresentações da peça de teatro “Turma do Lamba contra os Inimigos da Natureza”. Confira as datas e as cidades. Mais detalhes e informações entre em contato com a Bilateral Filmes, produtora responsável pelo espetáculo, através do e-mail bilateralfilmes@gmail.com ou www.bilateralfilmes.com.br

Dia 05/04 – Leme (manhã e à tarde) Data já realizada

Dia 06/04 – Araraquara (manhã e à tarde) Data já realizada

Dia 12/04 – São Carlos (manhã e à tarde) Data já realizada

Dia 13/04 – Amparo (manhã) e Monte Alegre do Sul (tarde) Data já realizada

Dia 14/04 – Santa Bárbara d’Oeste (manhã e à tarde) Data já realizada

Dia 19/04 – Sorocaba (manhã e à tarde)

Dia 20/04 – Araras (manhã e à tarde)

Dia 26/04 – Ribeirão Preto, EMEF Jarbas Massullo (manhã e à tarde)

Dia 27/04 – Atibaia, Cine Itá Cultural, (manhã e à tarde)

Dia 28/04 – Limeira, Teatro de Limeira – parte externa – (manhã e à tarde)

Dia 03/05 – Itirapina, Anfiteatro Municipal Mosenhor José Maria Fructuoso Braga (manhã) e Brotas, Teatro de Arena (à tarde)

Dia 04/05 – Campinas, EMEF padre Domingos Zatti (manhã e à tarde)

Dia 10/05 – Nova Odessa, Escola Simão Welsh (manhã), e Iracemápolis, Escola Estadual João Ometto (à tarde)

Dia 11/05 – Hortolândia, EMEF Renato Costa Lima (manhã e à tarde)

Dia 12/05 – Sumaré, Escola Estadual Residencial Bordon (manhã e à tarde)

Dia 17/05 – Americana, Escola Ciep São Vito (manhã e à tarde)

Dia 18/05 – Capivari, Centro Cultural Alan de Palma (manhã); e Rio das Pedras, Prédio – Centro Pedagógico Eng. Antonio Galvão, Teatro – Moacir Urbano (à tarde).

Dia 24/05 – Cerquilho, EMEF “Padre Júlio Prestes Holtz” (manhã); e Tietê, Escola Professora Lyria de Toledo Paquali (à tarde)

Dia 25/05 – Araçoiaba da Serra, ACADEBIO (manhã); e Porto Feliz, EMEF Profª Zilda Tomé de Moraes (à tarde)

Dia 26/05 – Rio Claro, Escola Municipal Prof. Elpídio Mina (manhã e à tarde)

Dia 31/05 – Itapira, EMEB “Prof. ⁰ João Simões” (manhã); e Mogi-Mirim Instituto de Incentivo à Crianças e adolescentes de Mogi Mirim (tarde).

Dia 02/06 – Indaiatuba, Escola Osório Germano Silva e Filho (manhã e à tarde).

Dia 07/06 – Valinhos, Teatro da Câmara Municipal (manhã e à tarde)

Dia 14/06 – Mogi-Guaçu, EMEB Ubirajara Ramos Ypê Amarelo (manhã e à tarde)

Dia 15/06 – Itu, EMEF Profª Ermelinda (manhã e à tarde)

Dia 16/06 – Salto, Escola Professora Lázara Maria Lara Begossi Cemus XI (manhã e á tarde)

Dia 21/06 – Holambra, E.M. Parque dos Ipês (manhã); e Santo Antônio de Posse, EMEF Professora Isaura De Carvalho Coelho, Centro Múltiplo do Idoso “Ângela Becari Felippe” (à tarde)

Dia 22/06 – Vinhedo, Escola Municipal Magdalena Lebeis (manhã); e Louveira, Escola Municipal de Ensino Fundamental José Odair Montelatto (à tarde)

Dia 28/06 – Piracicaba, Escola: E.M. Professora Ilda Jenny Stolf Nogueira (manhã e à tarde)

Dia 29/06 – Piracicaba, Escola: E.M. Professora Elizabeth Consol Magno Cruz (manhã e à tarde)

Dia 30/06 – Santa Rita do Passo a Quatro, Centro Cultural Governador Mário Covas – Anfiteatro Américo Persin (manhã); e Pirassununga, EMAIC CPC “Prof. Daniel Caetano Do Carmo” (à tarde)

Dia 02/08 – Limeira, Teatro Nair Belo (manhã); e Rafard, Centro Cultural Júlio Henrique Raffard (à tarde)

Dia 03/08 – Votorantim, EMEF Mercedes Santucci (manhã e à tarde)

Dia 09/08 – Tambaú, Centro Cultural Ernesto Ricciardi (manhã); e Santa Cruz das Palmeiras, Teatro Municipal vereador Luiz Affonso mendes – Teatro de tabuas Centro de lazer do trabalhador Pref Luiz Picollo (à tarde)

Dia 10/08 – Orlândia, EMEB Prof. Alcinea Gouveia de Freitas (à tarde)

Dia 16/08 – Luiz Antônio, Anfiteatro de Luis Antonio (manhã); e Serrana, Fundação Cultural de Serrana (à tarde)

Dia 17/08 – Paraibuna, EMEF Geraldo Martins dos Santos (manhã)

Dia 23/08 – Ibaté, EM Prof.ª Alice Rossito Cervoni (manhã); e Dois Córregos, Centro Cultural Nilson Prado Telles (à tarde)

Dia 24/08 – Jundiaí (manhã e à tarde)

Dia 25/08 – Engenheiro Coelho, Auditório Central UNASP (manhã); e Cordeirópolis, Teatro Ataliba Barrocas (à tarde)

Dia 30/08 – Sorocaba, EM. “Prof. Ary de Oliveira Seabra” (manhã e à tarde)

Dia 06/09 – Jaboticabal, Cine Teatro Municipal de Jaboticabal (manhã); e Ribeirão Preto, Escola: Virgílio Salata Municipal Child Education Center (à tarde)

Dia 13/09 – São Pedro, Espaço Artístico Clarice Zezza Matarazzo (manhã); e Ipeúna, Escola Municipal de Tempo Integral (à tarde)

Dia 14/09 – Analândia, Centro Comunitário Educacional Dirceu Mancini (manhã); e Corumbataí, Centro Comunitário de Corumbataí (à tarde)

Dia 15/09 – Campinas, EMEF João Alves dos Santos (manhã e à tarde)

Dia 20/09 – Bom Jesus dos Perdões, EMEIF Nossa Senhora Aparecida (manhã); e Campinas, EMEF Maria Pavanatti Fávaro (à tarde)

Dia 21/09 – Jundiaí (manhã e à tarde)

Dia 27/09 – Ribeirão Preto, EMEF profa . Maria Inês Vieira Machado (manhã e à tarde)

Dia 28/09 – Sorocaba, EM. “Prof. Oswaldo de Oliveira” (manhã e à tarde)

Dia 29/09 – Pedreira, Escola Maria Elisa Vicentim Pintor (manhã); e Jaguariúna, Teatro Municipal Dona Zenaide (à tarde)

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo