Jundiaí (SP) recebe o terceiro encontro da série “Eventos Hidrológicos Extremos” do Consórcio PCJ

Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), em parceria com a Petrobras/REPLAN, está promovendo encontros para discutir os “Eventos Hidrológicos Extremos” na região das Bacias PCJ. Já foi realizado dois, dos quatro eventos programados para ocorrer entre os meses de maio e junho, um no município de Piracicaba e outro em Capivari, respectivamente. O terceiro encontro acontecerá na cidade de Jundiaí, na próxima quinta-feira, dia 21 de maio, a partir das 8h, no auditório da DAE Jundiaí, e discutirá sobre o tema: “Desenvolvimento Urbano e as Questões Hídricas”.
A iniciativa conta com o apoio da Iandé – Educação e Sustentabilidade, Comitês PCJ, OCA Laboratório de Política e Educação Ambiental da ESALQ e do Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Conservação e Educação (NACE – PTECA ESALQ USP).

O primeiro encontro, ocorrido em Piracicaba, no dia 7 de maio, teve como tema central de discussão as “Políticas Públicas no Contexto dos Eventos Extremos” e contou com mais de 60 participantes, dentre eles educadores, alunos e autoridades. A abertura dos trabalhos contou com as presenças do secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, e do prefeito municipal de Piracicaba e presidente dos Comitês PCJ, Gabriel Ferrato, que expôs a necessidade de se discutir soluções para os eventos extremos, que segundo ele, vieram para ficar.

O Professor Doutor da ESALQ/USP, Marcos Sorrentino, foi o moderador da mesa temática que contou com a participação dos palestrantes, Sidnei Furtado, Diretor Regional da Defesa Civil de Campinas, do morador de Itu e representante da entidade não governamental “Caminho das Águas”, Carlos Diego, o coordenador de Sistema de Informações da Agência das Bacias PCJ, Eduardo Léo e o ex-prefeito de Piracicaba e representante da CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), José Machado, que fez uma explicação breve sobre a Política Nacional de Recursos Hídricos.

O segundo encontro, realizado em Capivari, cujo tema central foi “Agricultura, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas”, teve como moderador das discussões o professor da ESALQ/USP, Marcos Folegatti, que iniciou as atividades falando da importância do trabalho que vem sendo feito pelo Consórcio PCJ em parceira com os Comitês PCJ, para lidar com a atual e baixa disponibilidade hídrica da região. Em seguida, o Diretor da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) – Regional de Piracicaba, Sérgio Diehl, falou sobre a necessidade de unir as questões ambientais, sociais e econômicas para poder promover o desenvolvimento sustentável.

Em seguida, o evento contou com as palestras da meteorologista e Diretora Associada do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura (Cepagri), Ana Maria Avilla, do biólogo do Laboratório de Ictiologia da UNESP, Gabriel Brejão e da Engenheira Florestal, Carolina Rodrigues, que de maneira didática explicou a importância da agricultura para proteger a mata ciliar e como consequência conservar os Recursos Hídricos.

Na próxima quinta-feira, em Jundiaí, a proposta é que esses encontros realizados, sirvam de base para a mesa de palestras e discussões. Com o tema “Desenvolvimento Urbano e as Questões Hídricas”, o evento irá trazer para palestrar o Gerente da Agência Ambiental de Jundiaí, Domenico Tremaroli, o Engenheiro Agrônomo, Fabrício de Campos, a representante da Sala de Situação das Bacias PCJ, Isis Franco, o coordenador da Câmara Técnica Indústria dos Comitês PCJ, Jorge Mercanti, e terá como moderador o professor e doutor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), José Teixeira Filho.

As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral, podendo serem feitas pelo link: http://goo.gl/forms/x5DDWvCKeE.

O último encontro acontecerá novamente na cidade de Piracicaba, no dia 25 de junho. Para mais detalhes sobre os eventos e a programação completa acesse a página do Facebook, criada exclusivamente para os encontros clicando aqui, e o site do Consórcio PCJ (www.agua.org.br).

O propósito dos encontros é informar e situar os participantes sobre a realidade dos eventos extremos nas Bacias PCJ e construir um plano de ação para a prevenção e superação desses fenômenos climáticos, além de potencializar a divulgação das ações e informações geradas do comportamento hidrológico feito pela Sala de Situação dos Comitês PCJ e organismos gestores.

Os eventos extremos estão se tornando cada vez mais rotineiros e intensos, as chuvas de 2014 e 2015 não conseguiram carregar em 100% as nascentes das Bacias PCJ. Prova disso é que mesmo com as chuvas acima da média histórica nos meses de fevereiro e março de 2015, as vazões dos rios nas Bacias PCJ estão abaixo da média para o período. Em 2014, que é considerado a estiagem mais severa dos últimos 90 anos, os rios das Bacias PCJ apresentaram recordes de baixas vazões, o Rio Piracicaba, por exemplo, que nessa época mais seca do ano, costuma apresentar vazões de 40 m³/s, chegou apresentar 4 m³/s, durante o mês de agosto, a menor vazão já registrada. O Rio Atibaia, próximo à captação de Valinhos e Campinas, teve momentos de vazões de 3 m³/s, quando o natural seria no mínimo 15 m³/s.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

11 de novembro de 2025

Categoria é voltada às instituições de Educação Básica localizadas em municípios associados ao Consórcio PCJ Os projetos “Refloresta”, da E.E. Comendador Emílio Romi (Santa Bárbara d’Oeste), Vozes…

11 de novembro de 2025

Evento que teve início nesta segunda-feira, 10, reúne líderes globais para discutir soluções integradas de adaptação, resiliência e segurança hídrica. A Conferência das Nações Unidas…

10 de novembro de 2025

Consórcio PCJ esteve presente na celebração, que aconteceu no dia cinco de novembro para celebrar a história e os investimentos futuros O Consórcio PCJ participou…

Pular para o conteúdo