Jundiaí recebe primeira capacitação do Consórcio PCJ para a sociedade civil

Na última terça-feira, dia 25, o município de Jundiaí (SP) foi o primeiro a receber a capacitação sobre os entes do sistema de gerenciamento de recursos hídricos e formas de participação, que o Consórcio PCJ está promovendo nas Bacias PCJ. No total serão cinco encontros em diferentes cidades.
Os participantes tiveram acesso a informações sobre a história da gestão das Bacias PCJ, da implantação da legislação federal e estadual de recursos hídricos, além de conhecerem mais sobre o Consórcio PCJ. Também foi destaque a promoção do 8º Fórum Mundial Água, que acontecerá em Brasília (DF), em 2018.

“O objetivo dessas capacitações é apresentar para a comunidade as entidades que formam o sistema de gerenciamento de recursos hídricos e atentar para a formas de participação da sociedade civil nesse processo. A sociedade é quem contribui financeiramente para o sistema, é natural que ela participe ativamente das decisões”, comentou durante o evento o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz.

Na capacitação, foi apresentado o funcionamento de cada um dos entes do sistema e o papel da sociedade civil dentro deles. A gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges, foi quem conduziu as apresentações ao lado de Lahóz. Ao final foi esclarecido como funciona o processo de seleção de participação de representantes da sociedade civil com os editais do Consórcio PCJ e dos Comitês PCJ.

Também foi apresentado o cronograma de atividades de preparação para o Fórum Mundial da Água, aclarando sobre o evento, sobre os organizadores e a importância do mesmo para o mundo da água. O Consórcio PCJ pretende promover ensaios sobre o Fórum em 2017 ao lado da Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB), além de promover as Bacias PCJ como destino internacional de visitas técnica e turísticas para as delegações estrangeiras que virão para o evento.

Durante o encontro, o Consórcio PCJ abordou sobre fontes de recursos para ações de gestão de recursos hídricos e meio ambiente, tanto com editais abertos ou não, capacitando sobre os processos para se ter acesso a essas fontes de financiamentos e para que a sociedade civil organizada esteja preparada quando esses recursos forem disponibilizados.

O próximo evento de capacitação da sociedade civil acontecerá no dia 10 de novembro, no SESI do município de Rio Claro (SP), às 9h. Na sequência, os encontros acontecerão no dia 18/11, em Bragança Paulista (SP), na FESB; no dia 23/11, em Campinas (SP), na sede da Ciesp; e no dia 05/12, em Capivari (SP). Todos os encontros terão início no mesmo horário e devem durar até o meio-dia.

Para participar é necessário fazer inscrição prévia pelo link https://goo.gl/forms/KrveyB8C0MhfgeKG3 escolhendo em qual dia gostaria de comparecer. A organização atenta que os temas das capacitações serão os mesmos em todos os encontros. A iniciativa de fazer vários encontros é de facilitar a participação da comunidade de todas as partes das Bacias PCJ.

Como proposta de ação social, solicita-se que os inscritos levem no dia da capacitação 1kg de alimento não perecível ou produtos de limpeza e higiene. Os produtos arrecadados serão doados para entidades beneficentes dos municípios que receberão os encontros. Doe e participe!

Mais informações sobre os Encontros do Consórcio PCJ com a Sociedade Civil, podem ser obtidas pelo e-mail parcerias@agua.org.br ou pelo telefone (19) 3475 9407.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo