Jundiaí e DAE inauguram ETE Fernandes

A DAE Jundiaí inaugurou no dia 26 de novembro, com a presença do prefeito municipal, Pedro Bigardi, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fernandes, com capacidade de tratar o efluente de dois mil habitantes.

A inauguração contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, do diretor-presidente da DAE, Jamil Yatin, do gerente da CETESB em Jundiaí, Domênico Tremarolli, do presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, Gerson Sartori, e do secretário-executivo do Consórcio PCJ, Francisco Carlos Larroz, que na ocasião representou o Presidente da entidade e prefeito de Indaiatuba (SP), Reinaldo Nogueira. Também estiveram presentes demais autoridades civis, secretários municipais e a imprensa.

O prefeito Pedro Bigardi enfatizou que a nova estação contribui para o processo da busca pela qualidade de vida para a população rural, que muitas vezes deixa de ser servida por determinados serviços devido às dificuldades topográficas. É o caso dessa região que será beneficiada pela ETE Fernandes, até então atendida por fossas sépticas. “Além da ETE, também estão sendo concluídas as redes, atendendo cerca de 2 mil pessoas”, disse.

O secretário executivo do Consórcio PCJ lembrou que a ETE vai tratar o esgoto que é lançado no Córrego Fernandes, importante afluente do Rio Capivari. “Jundiaí está dando o exemplo ao ajudar uma bacia que está passando muito mal. Eu diria que está no UTI, que é a bacia do Capivari. Por isso, em nome das Bacias PCJ, muito obrigado,”, comentou Lahóz.

O prefeito Bigardi completou. “Nós fazemos investimento pensando, também, na região”.

O diretor-presidente da DAE, Jamil Yatin, destacou que a estação pode chegar a atender seis mil pessoas.

Sobre a ETE Fernandes

Essa estação foi projetada para tratar o esgoto de uma população de 2 mil habitantes, sendo operada com sistema de telemetria e telecomando, que possibilita o acompanhamento e intervenções a distância.

Sua capacidade é de seis litros por segundo, podendo ser ampliada e, para aperfeiçoar o processo, a estação conta com gerador a diesel, que entra em operação automaticamente em casos de paradas de energia elétrica.

Ela fica na Avenida Luiz Pereira dos Santos, 2.445, em um terreno de 23 mil m², na margem esquerda do Córrego Fernandes, cerca de 200 metros da sua foz no rio Capivari, o que permite receber esgoto, por gravidade, de parte do Jardim celeste (ruas Rodrigo Bellode, Paulo Costa, Engenheiro Euclides Palma Guião e Avenida Luiz Pereira dos Santos).

A DAE agora está em processo de licitação para execução das redes de esgoto da rua Caminho de Goiás, avenida Santo Ceolin, Estrada dos Fernandes, avenida Isabel Campos Nilson, Condomínio Chácaras Videira, Residencial Vista Alegre, Fundação Casa e parte do Corrupira (ruas Vicente Bonano, Pasqual Bortholo e João Augusto Cruz).

O prefeito Bigardi disse comentou durante a inauguração sobre sua viagem à Alemanha para conhecer a gestão de resíduos sólidos e confirmou a realização de congresso técnico sobre o tema, em Jundiaí, nos dias 16 e 17 de dezembro, com representantes alemães. “Visitamos diversas plantas de tratamento de resíduos, conhecemos as que não deram certo e as que estão dando certo. No congresso pretendemos fazer um diagnóstico da gestão de resíduos de Jundiaí e da região e verificar qual é a melhor técnica. Não queremos importar tecnologias e sim adequar à nossa realidade”, disse ele.

Jundiaí será o novo município consorciado

Bigardi ainda aproveitou para lembrar que muito em breve Jundiaí assinará o consorciamento ao Consórcio PCJ. “O DAE já é consorciado e a prefeitura vai se consorciar porque o município de Jundiaí tem essa tradição de despoluição do Rio Jundiaí e o Consórcio foi uma grande iniciativa de integração entre os municípios e agora nós estaremos juntos também”, informou o prefeito.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo