Jundiaí abre debates sobre os impactos da Renovação da Outorga do Sistema Cantareira

O Projeto “Gota d’Água” começa nessa terça-feira, dia 16, no Parque da Cidade de Jundiaí (SP), a partir das 9h, a capacitação de educadores sobre os impactos da renovação da outorga do Sistema Cantareira para as Bacias PCJ. A ação é promovida pelo programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e tem como meta atingir 220 mil pessoas, entre educadores, alunos e comunidade. A abertura do projeto contará com o apoio da DAE Jundiaí e da Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês PCJ.
Também será abordado nas capacitações a importância do planejamento e da participação social para garantir a sustentabilidade hídrica das Bacias PCJ através da construção conjunta dos planos municipais de recursos hídricos.

O Sistema Cantareira é um conjunto de cinco reservatórios situados entre as cidades de Vargem, Piracaia e Nazaré Paulista, nas Bacias PCJ, sendo que um está localizado na região metropolitana de São Paulo, na cidade de Franco da Rocha. A Sabesp é a operadora do sistema por meio de uma outorga concedida em conjunto pelos órgãos gestores: Agência Nacional de Águas (ANA) e o Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE).

A renovação da outorga do Sistema Cantareira estava prevista para ter sido realizada em agosto de 2014. No entanto, diante da pior crise hídrica já vivenciada pelo Estado de São Paulo, os órgãos gestores julgaram não haver possibilidade de discussão de vazões para as Bacias PCJ e a Grande São Paulo, estando os reservatórios vazios. Por isso, as discussões foram adiadas para 2015 e em outubro do mesmo ano, optou-se pelo adiamento mais uma vez, agora para maio de 2017.

Os reservatórios do Cantareira impactam de forma direta os municípios que captam água nos Rios Atibaia e Jaguari, onde estão situadas as principais barragens do sistema. O município de Jundiaí capta 1,2 mil litros por segundo no Rio Atibaia, sendo, portanto, afetada pela gestão do Cantareira, assim como outros grandes centros urbanos, no caso, a Região Metropolitana de Campinas e o Aglomerado de Piracicaba.

Engajado com um amplo debate sobre o tema e principalmente com o maior envolvimento da comunidade, o Consórcio PCJ optou por capacitar os seus agentes interlocutores do Projeto “Gota d’Água” mais uma vez sobre a problemática que envolve a disputa da água do Cantareira entre as duas regiões mais desenvolvidas economicamente do país: A Grande São Paulo e as Bacias PCJ. Os agentes já haviam sido capacitados em 2013, quando acreditava-se que haveria a renovação da outorga no ano seguinte. Porém, o Consórcio crê ser importante retomar o assunto em 2016, pois, houveram mudanças importantes em temas centrais para a renovação da outorga em 2017.

Além das capacitações do Projeto “Gota d’Água”, o Consórcio realizará quatro talk-shows durante esse ano com o objetivo de discutir ideias, alternativas e soluções para a gestão do Sistema Cantareira, além de propor novas formas de partilha da água dos reservatórios entre a Grande São Paulo e as Bacias PCJ.

Sobre o Projeto Gota d’ Água

O Projeto Semana da Água foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e passou a se chamar “Projeto Gota D’água: #PreserveCadaGota”. O novo projeto pretende intensificar as ações de educação ambiental nas Bacias PCJ que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorre na prática. Com esse novo projeto, a equipe do Programa de Educação Ambiental sempre estará à disposição dos associados ao Consórcio PCJ, com o desenvolvimento das semanas da água municipais e de qualquer outro projeto de educação ambiental.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo