Jornalistas discutem o papel da imprensa no contexto ambiental

 24/11/10

‘‘A imprensa tem, sim, um importante papel na formação e na educação ambiental da população”. Com esta frase o jornalista e apresentador da Globo News, Rui Gonçalves, deu início às discussões do 1º Encontro de Jornalistas do Consórcio PCJ, que aconteceu durante o 2º Simpósio Experiências em Gestão dos Recursos Hídricos por Bacia Hidrográfica”.


O evento contou também com as presenças do vice-presidente da Foz do Brasil, Newton de Lima Azevedo Jr., do jornalista e articulista do Correio Popular de Campinas, José Pedro Martins e apresentador da Globo News, André Trigueiro.


Os quatro palestrantes discutiram sobre “A Imprensa e o seu papel socioambiental” para um plateia de cerca de 100 pessoas, formada por jornalistas e profissionais ligados à área de comunicação.


Azevedo Jr. abordou a situação do saneamento ambiental no país e a importância de investimentos na área e, especialmente, na comunicação. Já o jornalista José Pedro Martins atentou para que o jornalista não seja um mero reprodutor de informações ambientais aleatoriamente. “Ouve-se muitos dizerem que a água vai acabar, o que é um equívoco, a água e o seu ciclo continuarão existindo o que pode eventualmente acontecer é o fim da água potável”, disse.


André Trigueiro deu início à sua palestra dizendo sobre o comportamento profissional da imprensa. “Jornalista tem de ser enxerido, chato, e na questão ambiental ainda mais. É papel dele fazer as perguntas que são menos esperadas. Isso faz parte da essência jornalística”, comentou. 


Trigueiro ainda comentou o papel da imprensa na formação de cidadãos ambientalmente conscientizados ressaltando que ‘’isso não se trata do jornalista executar o papel do professor, mas sim de auxiliar o processo pedagógico  com seu poder de alcance e penetração’’.


O encontro foi aberto pelo Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Dalto Favero Brochi, que chamou a atenção para o fato da imprensa desempenhar um papel fundamental na criação de uma consciência mais crítica e de boas práticas ambientais. ‘’O meio ambiente necessita de mobilização. Isso só poderá ocorrer se as informações forem bem difundidas. Nesse contexto, ninguém melhor do que vocês, jornalistas, para desempenhar esse papel’’, afirmou.


O evento buscou apresentar e promover as experiências e conhecimentos na área ambiental para profissionais de comunicação, jornalistas, estudantes e técnicos ligados nessa questão.

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo